John inicia sua história "Querido John" olhando para Savannah de longe e pensando no quanto ele a ama, mesmo depois de tudo o que aconteceu. Ele leva o leitor de volta no tempo, relatando sua história de amor e os desafios que enfrentaram juntos. John narra como ele se juntou ao exército para fugir do abuso de seu pai e como, durante sua licença em casa, conheceu Savannah e se apaixonou. Ele também fala sobre como o 11 de setembro pesou no relacionamento deles, resultando na separação.
*Esta resenha contém revelações sobre o enredo, sua leitura requer cautela.
John Tyree estava cansado de viver a vida sem direção. Decidiu então se juntar ao Exército e na licença de algumas semanas em sua cidade natal Wilmington, NC conheceu Savannah Lynn Curtis na praia. Savannah era uma estudante universitária liderando um grupo de construção de casas Habitat for Humanity e alugaram uma casa de praia para usar durante a estadia.
John e Savannah eram opostos. Ele cresceu com um pai calado e meticuloso, apaixonado por colecionar moedas, enquanto ela cresceu em um lar cristão com dois pais dedicados. Apesar disso, sentiram uma ligação instantânea e passaram todos os seus momentos livres juntos.
Quando a licença de John chegou ao fim, os dois se apaixonaram e prometeram se casar quando ele receber alta. Enquanto isso, mantinham contato escrevendo-se cartas.
John e Savannah compartilhavam um relacionamento à distância que viveu momentos tanto felizes quanto desafiantes durante as curtas férias de John no Exército. No entanto, quando o 11 de setembro abalou o país, John decidiu se alistar novamente por causa do seu dever patriótico. Embora Savannah entendesse, ela não conseguiu esconder sua decepção. Com o passar do tempo e a distância entre os dois, Savannah se viu apaixonada por outra pessoa e decidiu escrever uma carta para John para contar-lhe.
John lida com suas emoções enterrando-se no exército e passa as férias com seu pai doente. Quando Savannah conheceu seu pai anos atrás, ela havia suspeitado que ele poderia ter a síndrome de Asperger. Ao compreender o distúrbio, John começa a se relacionar melhor com seu pai e a apreciar mais profundamente o homem que o criou. Infelizmente, a saúde de seu pai declina e John descobre que ele deixou para ele uma coleção de moedas avaliadas em uma pequena fortuna.
Depois do falecimento do pai, John visitou a cidade natal de Savannah. Ele a encontrou na fazenda que ela e seu marido possuíam e descobriu que ela se casou com seu amigo Tim. Tim sempre foi gentil e respeitoso com John, mesmo que John soubesse que ele também amava Savannah. Ela estava infeliz naquele momento, pois Tim estava no hospital lutando contra o câncer. Ela acreditava que um tratamento experimental caro poderia ajudá-lo, mas ela e Tim não tinham dinheiro para pagar. Ela se entregou emocional e fisicamente a John, no entanto, ele recusou e saiu da cidade. John vendeu sua coleção de moedas para financiar anonimamente o tratamento de Tim. Mais tarde, ele retornou em segredo à fazenda de Savannah, e descobriu que o tratamento havia funcionado e ela e Tim estavam tendo uma vida feliz novamente.
Religião como papel de fundo na obra:
Savannah é uma cristã devota que lutou para se encaixar quando começou a faculdade. Ela ainda tem dificuldades em entender o desejo das pessoas de experimentar livremente sexo, bebida e drogas durante a faculdade, mas ela não deixa que isso a afete. Savannah também é inspirada pelo amigo Tim, que frequentou a mesma igreja que ela na cidade natal. Seus pais disseram a ela que o Senhor pode ter planos especiais para sua família, então ela e Tim oram por John enquanto ele está em combate. John diz que sabe que milagres sempre são possíveis, mesmo que a pessoa esteja doente. Ele também elogia o capelão do Exército, Ted, por sua confiabilidade e disposição para ouvir. Ted falava sobre Deus com a mesma naturalidade com que se fala de um amigo, sem pressionar as pessoas a frequentar a igreja. Savannah leva John à igreja com ela e Tim algumas vezes enquanto estão em Wilmington, e John diz que foi batizado quando criança.
John e Savannah discutem muito sobre o destino no que diz respeito ao seu relacionamento. John acredita que foi sorte ou talvez azar que o levou a se juntar aos fuzileiros navais, enquanto Savannah adora luas cheias pois elas são símbolos de boas notícias. John também acredita que as estrelas cadentes trazem presságios para o seu relacionamento. Na sua carta de despedida, Savannah se lamenta por terem perdido o vínculo mágico que possuíam.
Conteúdo sexual
John se recusou a sair para uma noite de bebedeira e mulheres, com seu amigo militar Tony. Ele e Savannah ouviram falar de ex-namoradas de John que dormiram juntas, e os garotos da fraternidade engravidando as garotas da fraternidade. John notou que as crianças estavam discutindo sobre suas aventuras sexuais. Quando surfavam juntos, John admirou Savannah de biquíni e seu olhar desceu para sua camisa quando ela se abaixou. Ela contou a John sobre quando foi drogada e quase estuprada por um estudante, e ele prometeu sempre ser um cavalheiro. Eles se beijaram e quando John ficou na casa dela, ela entrou furtivamente no quarto dele e dormiu na mesma cama sem fazer sexo. Apesar de John não pressionar Savannah a ir contra suas crenças, ela eventualmente se ofereceu para ele e eles fizeram sexo. Porém, John percebeu que o relacionamento deles piorou depois disso. Quando levou ele para ver Tim no hospital, Savannah não se virou para ele quando se vestia, mostrando sua vontade de estar com ele novamente.
Leia também