“Sparks está em sua melhor forma nesta comovente história de amor sobre um herói imperfeito que tenta corrigir seus erros.” – Booklist
Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em O casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.
RESENHA
À primeira vista, este está em uma categoria de livros que procuro não ler muito. Sei que são muito legíveis, sei que o tempo flui rapidamente quando você os lê e que a cabeça não deve trabalhar muito. Também sei que falsifiquei o que eram logo depois de terminá-los.
Mas isso é apenas à primeira vista. Na verdade, embora "O casamento" tenha a maioria das características que apresentei acima, certamente irei me lembrar disso. Quando o estilo despreocupado e rápido se combina com conhecimentos, ou geralmente com coisas que o fazem pensar, o que você obtém é um livro verdadeiramente excelente.
"O casamento" conta a história de um casal na casa dos cinquenta anos, um casal muito "típico". Uma casa em uma pequena cidade tranquila, três filhos bem-sucedidos que já "deixaram o ninho", o marido (Wilson) trabalha como sócio em uma firma de advogados, a esposa (Jane) criou os filhos e agora tem uma vida tranquila em casa.
E, como provavelmente é comum, seu relacionamento se deteriora lentamente - não de uma forma que eles lutam, eles não lutam. Em vez disso, eles simplesmente se consideram certos, comportando-se mais como bons e velhos amigos do que como um casal.
Assim, a história é a busca de Wilson para reconquistar o amor de sua esposa, que, em sua opinião, ele perdeu por ser muito pouco romântico (culminando em seu esquecimento do 29º aniversário). Contar mais é um spoiler, então pegue o livro e leia.
Francamente, gostei muito da história. O esforço de Wilson para consertar seu casamento é muito comovente. Embora eu seja casado há menos de dois anos e nem tenhamos filhos ainda, posso, de alguma forma, me identificar com os sentimentos de Wilson. Eu acho que as pessoas na casa dos 40 e 50 anos deveriam realmente pegar este livro e lê-lo o mais rápido possível, pois ele pode lhes dar um alimento vital para reflexão. Quando você toma alguém ou algo como certo, é muito difícil perceber (devido à natureza do problema :-), então é bom ter um pouco de conversa / leitura para "abrir os olhos".
Acho que essa pessoa casada deveria ler este livro. Pode imaginar, isso pode apenas tornar sua vida melhor, e algumas horas de leitura agradável e leve não é muito caro por essa oportunidade.
NOTA: Publicação editada no dia 23/01/2023 para maior fluidez na experiência da leitura*
Leia também