BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. São Paulo: Papirus, 1998.
Mauro Betti, graduado em Educação Física pela UNESP (Rio Claro) e mestre-doutor em Educação Física, atua na área desde 1984, fazendo parte do grupo docente da Faculdade de Educação Física na Unicamp. Autor de várias obras e artigos publicados em revistas científicas, entre elas, Por uma teoria da prática, Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para que?, Valores e finalidades na Educação Física Escolar: uma concepção sistêmica, Educação Física e sociedade, O que a semiótica inspira ao ensino da educação física e Violência em Campo, sua última obra trata de uma análise crítica sobre o esporte telespetáculo.
Esta obra foi dividida em 4 capítulos: o primeiro, Cenário, estabelecendo o entendimento do autor sobre a educação física, educação e esporte; o segundo, Argumento e Direção, revisando algumas posições sobre televisão e educação, televisão e esporte e estabelecendo o ponto de partida para uma reflexão filosófica, com base na hermenêutica de Paul Ricoeur; o terceiro, Esporte em close, dando-nos um melhor entendimento do esporte telespetáculo a partir de nossa própria experiência como telespectador; e o quarto e último capítulo, Interpretação, trazendo novas conclusões a partir das teorias do esporte.
O esporte está presente em nosso dia-a-dia, nas entrevistas, noticiários, telejornais, seriados, desenhos, telenovelas etc., com isso, a falação esportiva vem perdendo espaço. O esporte como espetáculo é proveniente de fatores como os meios de comunicação de massa, principalmente a televisão, na transmissão de eventos esportivos, programas mais específicos e na publicidade.
Esta obra foi elaborada com o intuito de se verificar quais as implicações da temática central para a atividade física em geral, na sociedade, com ênfase na educação física escolar. Ela contribui para a área de metodologia ao adaptar a contribuição da hermenêutica de Paul Ricoeur e para a formação de futuros espectadores críticos e criativos como forma de superação da iniciação à prática.
Leia também