Virginie Despentes está de volta com um novo romance epistolar que promete capturar com precisão o espírito do nosso tempo. Em "Querido babaca", a autora nos apresenta a história de Rebecca Latté, uma atriz famosa que está passando por um momento de transição em sua carreira, e Oscar Jayack, um escritor de meia-idade que enfrenta acusações de assédio sexual em meio ao movimento #MeToo (movimento criado com intuito de ajudar as vítimas de abuso e assédio sexual à denunciarem seus agressores).
A trama se desenrola por meio de trocas de e-mails entre os dois protagonistas, que inicialmente se envolvem em uma série de insultos e acusações. No entanto, à medida que a correspondência avança, Rebecca e Oscar começam a compartilhar suas angústias, medos e experiências pessoais. Através dessas cartas, emergem temas como machismo, desigualdade de gênero, saúde mental e os desafios de envelhecer em um mundo em constante transformação.
Com uma narrativa enérgica, direta e irônica, "Querido babaca" é também um elogio ao diálogo e à empatia em tempos de polarização e ódio. Despentes cria personagens complexos, pelos quais o leitor pode sentir tanto empatia quanto desprezo, afastando-se de estereótipos simplistas e nos conduzindo por uma reflexão sobre as relações humanas e a sociedade contemporânea.
Apoiando-se e trazendo a tona temas provocantes e atuais, Despentes nos convida à adentrar o meio dos abusos sexuais não denunciados e à empatia pelas vítimas. O enredo provocativo, ardente e agridoce nos transporta para uma dimensão do dia-a-dia ao qual sabemos muito bem da existência, mas há muito não vemos: abuso, assédio. Com sua escrita incisiva e provocadora, Virginie Despentes se consolida mais uma vez como uma das grandes vozes da literatura contemporânea, abordando questões urgentes e complexas de forma original e envolvente. "Querido babaca" é uma obra que promete mexer com as estruturas e desafiar nossas concepções pré-estabelecidas, nos convidando a refletir sobre nossas próprias atitudes e preconceitos.
Compre o livro no site oficial da editora Fósforo.
QUEM ESCREVEVirginie Despentes nasceu em 1969, em Nancy, na França. Considerada uma das principais vozes do feminismo francês, é romancista e cineasta, tendo já trabalhado como empregada doméstica, prostituta e jornalista freelancer de rock. Autora da trilogia A vida de Vernon Subutex (v. 1, Companhia das Letras, 2019) e do ensaio autobiográfico Teoria King Kong (n-1, 2016), entre outros, a autora dedica sua obra às questões de gênero, sexualidade e marginalidade, sempre a fim de entender a violência. |
Leia também