KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Viena: Paidos Iberica Ediciones S A (15 junho 1993), 1993.
Este livro é uma coletânea de ensaios que, em geral, tratam de um tema comum: responder à pergunta "O que é 'tempo histórico'"? Koselleck explica ainda seu objetivo: "Todas as evidências demonstram como as experiências passadas são expressas em termos concretos e como as expectativas, esperanças e previsões são feitas. Em geral, visa investigar como, em um dado presente, a dimensão temporal do passado entra em relação com a dimensão temporal do futuro.
“A hipótese aqui expressa é a de que, no processo de determinação da diferença entre passado e futuro, ou, em termos antropológicos, entre experiência e expectativa, algo como 'tempo de calendário' história' foi criado” (Prefácio, pp.15-16 ).
Cada momento presente tem sua própria maneira de olhar o passado e o futuro, o que afeta a tomada de decisões na política, na economia, como na guerra, etc. O tempo escatológico do cristianismo, o tempo de ver o fim do mundo, o tempo de Santo Agostinho, não é um tempo de novidade. Ou melhor, tudo é novo para quem vive nesta era, mas como ele só conhece Deus na Terra, não há nada que ele viva que nunca tenha existido, então a ideia de mudança, sobre o futuro, é o Juízo Final. , única vez, para voltar ao Paraíso.
O tema é complexo, mas o primeiro, "O Futuro Passado dos Tempos de Hoje", está sendo iluminado. Koselleck começou a analisar a pintura Batalha de Alexandre, de Albrecht Altdorfer, pintada em 1528. O tema da pintura é a Batalha de Issus, ocorrida em 333 aC, marcando o início da era helenística. Ao pensar na pintura, Koselleck observa que os persas se assemelhavam aos turcos, que sitiaram Viena no ano em que a pintura foi criada. Em outras palavras, Altdorfer capturou um evento histórico que também pertencia ao seu tempo. Alexandre e Maximiliano (Altdorfer pintou o último) são igualmente exemplares. Assim, o campo da experiência se nutre do ponto de vista de uma geração da história”. “Não se trata de eliminar arbitrariamente disparidades temporárias; não é assim" (p.22).
Trezentos anos depois, quando Schlegel viu a pintura pela primeira vez, ficou totalmente confuso. Ele é capaz de distinguir imagens de sua própria época e da era antiga, que é mostrada na foto. "Simplificando, nos trezentos anos que o separam de Altdorfer, muito tempo se passou para Schlegel, ou qualquer quantidade de tempo de natureza diferente do que se passou para Altdorfer, cerca de 1.800 anos separou a Batalha de Issus e seu desempenho” (p.23). Agora, como fazer essa pesquisa, como entender essa aceleração do tempo, no campo. Nesse caso, ele passa mais rápido em 300 anos (de 1500 a 1800) do que em 1800 (300 aC a 1500 dC)?
Uma contribuição importante para a pesquisa de Koselleck foi o campo da História dos Conceitos. Este é um ramo da teoria que permite aos historiadores capturar a linha do tempo histórica de cada época. De todos os 14 tópicos coletados no livro, um conceito desempenha um papel fundamental. De fato, a ideia de História; Em alemão, History é Historie, que se refere a uma narrativa ou relato de um evento. Com o tempo, o termo foi substituído por Geschichte, que designa a própria verdade. No entanto, quando Geschichte é usado em vez de Historie, esse conceito combina o conceito de fato, evento com o conceito de relato, narrativa. “A história [Geschichte] adquire então uma nova dimensão que escapa à narrativa dos relatos, e ao mesmo tempo não consegue capturá-la nas falas sobre ela” (p.49).
Além de desenvolver uma teoria da história, com foco na história das ideias, Koselleck queria garantir um papel ativo para esse campo histórico, para poder auxiliar pesquisas em outros campos, como a história social (mais avançada). Ele explica: "No processo de análise de textos, atenção especial é dada ao uso de conceitos sociais e políticos, bem como à análise de seus significados, obtendo assim a importância da caracterização. natureza histórica e social A duração, variação e futuro manifestando-se em um contexto político particular são capturados em sua implementação no nível linguístico.em geral, as condições sociais e as mudanças subsequentes foram o problema na atualização dessa linguagem” (p.101).
Simplificando, o estudo desses conceitos evita que o historiador caia na obsolescência, como costuma acontecer com os historiadores de ideias, que pegam uma ideia ou uma ideia e tentam ver a hora e o local de sua partida, quase sempre o mesmo. Rua. Em contrapartida, a história do pensamento busca compreender as mudanças na estrutura do pensamento por meio da exegese textual, ou seja, por meio do estudo da história das ideias. Além de dar mais segurança ao historiador, para evitar a obsolescência, a história do pensamento permite abordar problemas potenciais, sob a ótica da história social.
Aqui procurei tratar Futuro Passado na perspectiva do todo, sem me basear nos detalhes teóricos e metodológicos que o autor desenvolve em cada tópico. No entanto, limito-me a comentar apenas três tópicos, "O futuro do passado dos tempos modernos", "Historia Magistra Vitae - Sobre o desmonte da topologia na história moderna em curso" e "Calendário", história ideológica e social. ", correspondente.
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