NASSAR, Raduan: Lavoura Arcaica, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
"Lavoura Arcaica" é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa , segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.Ficção / Literatura Brasileira / Romance
Raduan Nassar escritor brasileiro, nascido no ano de 1935, em Pandorama, cidade do interior de São Paulo e por lá passou toda a sua infância, quando adolescente foi para São Paulo com a família, onde cursou direito e filosofia na USP. Teve sua estreia na literatura no ano de 1975 com a obra Lavoura arcaica, posteriormente publicou mais duas obras Um copo de cólera e Menina a caminho. O escritor teve ainda duas de suas obras em versões cinematográficas Um copo de cólera. Roteiro. Por Aluizio Abranches e Flávio R. Timberlini, 1995. E Lavoura arcaica com direção e roteiro de Luiz Fernando de Carvalho, 2001.
A obra de Raduan Nassar uma história intensa traz uma narrativa profunda tanto no livro quanto no filme onde foi preservado o texto da obra, que nos remete a ações vividas no cotidiano, à figura de um pai que tem o seus valores conservadores e impõem que os filhos vivam de certa forma oprimidos, em baixo do mesmo teto sem conhecer o mundo lá fora, sem viver experiências em busca de se descobrir, assim causando inquietude nos pensamentos de André que está cansado de viver de uma forma arcaica e que busca suprir suas vontades e desejos, tenta fugir de tudo mais não consegue e retorna ao lar, onde começa a segunda parte do livro o retorno do filho, mais ainda confuso e sempre pensando na realização dos seus desejos, mesmo esses acarretando há uma futura tragédia que o autor traz nos últimos momentos do livro em que o pai mata a filha e depois vem a óbito e assim encerra a obra nos deixando à interpreta-lá de uma forma individual.
A luta por tradição e liberdade é o que parece estar evidente, até que ponto as pessoas são capazes de lutar para defender valores e o que acha certo? Raduan Nassar traz uma leitura muito válida onde paramos para refletir sobre os conflitos, a tradição, valores impostos o certo e o errado e é isso o que a bela obra de uma tragédia lírica traz a nossa percepção.
Leia também