Slider

[RESENHA #553]O falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello

 

Nas primeiras páginas, o autor conta-nos que esta é a história de um homem que "morreu duas vezes". Ele ganha uma pequena fortuna trabalhando como contador em uma remota cidade italiana. Ele vive com filhos barulhentos, uma esposa que não se importa mais com ele e uma sogra malvada que o odeia. Enquanto estava fora da cidade por alguns dias, ele soube pela imprensa que o cadáver em decomposição de um homem que cometeu suicídio no sistema de distribuição de água de sua cidade natal foi confundido com o dele. Você é livre! Você embarca em um navio de jogo e realmente ganha dinheiro e constrói uma nova vida para si mesmo em uma cidade distante. Mas viver uma segunda vida não é fácil, e a estrutura vira uma novela grotesca (ou ópera de verdade, já que a obra é traduzida do italiano).

Reconhecido como um dos fundadores do drama e do teatro modernos, o Prêmio Nobel Luigi Pirandello não é muito conhecido na língua inglesa como romancista e contista, mas é o caso. Este humor escrito em 1904 mostra que ele poderia fazer maravilhas em ambos Campos. . Ele aborda uma série de temas recorrentes ao longo de sua carreira de dramaturgo: o irreal e o real e os mistérios da identidade.

O narrador aqui (provavelmente Mattia Pascal) é um excêntrico, um personagem feito de uma divertida comédia, ele é o filho pobre de uma família rica, mas acabou arruinado por um bandido corrupto. Ele vive uma vida miserável como oficial de registros com um casamento conturbado, torturado por sua ex-sogra e atormentado por credores, então ele foge para Monte Carlo, onde a sorte e a fortuna o encontraram. Enquanto está desaparecido em casa, ele é identificado erroneamente como morto (um pouco rebuscado, mas ei, todo mundo comete erros) e vê uma chance de começar uma segunda vida como um mestre criminoso com uma nova identidade e um novo nome. Mas eventualmente ele percebeu que poderia ser apenas Matia Pascal.

Para a frustração e confusão de todos os outros personagens, este romance se tornou um clichê, com um cenário sombrio, misterioso e bem-humorado com um tom áspero. Esta é a morte na bandeja de prata sem a distração da morte! Com uma cópia criada por Mattia - Adriano Meis, Pirandello nos lembra como começou a enfrentar o debate que chama de "uma metáfora estranha e inadequada para nós" e sobre todos os momentos engraçados que este romance oferece, quando penso profundamente e achá-lo tocante. Mattia Pascal começa a perceber lentamente que sua liberdade é parte de uma ilusão e tem um custo, pois ele perde sua identidade e o controle de seu destino, tornando-se cada vez mais cativo.

A obra célebre do autor é o novo lançamento do catálogo da editora Unesp, e promete cativar até os leitores mais exigentes.

Leia também

disqus, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo