APRESENTAÇÃO
Este livro, voltado a professores da educação básica, traz propostas inovadoras para o trabalho com o português em sala de aula. Visando romper com o preconceito linguístico e apresentar a diversidade de nossa língua, o manual divide-se em uma parte teórica e em uma parte prática com questões para serem aplicadas aos alunos. Uma ferramenta importante para um ensino que respeite as diferenças e não crie estigmas em relação às várias línguas que falamos e ouvimos.
RESENHA
A obra "Variação Linguística na Escola", organizada por Joyce Elaine de Almeida e Stella Maris Bortoni-Ricardo, destaca a importância do ensino inclusivo das diferentes variedades linguísticas encontradas no ambiente escolar. Lançada pela editora Contexto em 2023, a obra explora a complexidade da variação linguística e a necessidade de uma prática docente mais abrangente para lidar com essa diversidade.
A introdução da obra ressalta que a língua brasileira não é inflexível, mas sim passível de transformação e adaptação. O desconhecimento e a falta de reconhecimento das variedades linguísticas presentes no Brasil resultam em uma violência simbólica contra os falantes de formas não convencionais de fala. Portanto, é fundamental implementar metodologias educativas que abordem e explicitem essa diversidade linguística no ambiente escolar.
A questão da variação linguística também está relacionada com a desigualdade social, visto que crianças de diferentes contextos socioeconômicos podem apresentar habilidades comunicativas distintas. A obra também aborda a teoria da deficiência cultural, que atribui às crianças das camadas populares uma suposta deficiência linguística que as impede de ter sucesso na aprendizagem. No entanto, a equivalência funcional entre as diferentes variedades linguísticas ressalta a complexidade e igualdade das línguas em uso.
As autoras, Stella Maris Bortoni-Ricardo e Joyce Elaine de Almeida, são especialistas em linguística e sociolinguística, com vasta experiência acadêmica e pesquisas na área educacional. Seu trabalho busca promover a reflexão e o reconhecimento das variedades linguísticas presentes no Brasil, contribuindo para uma educação mais inclusiva e respeitosa da diversidade cultural e linguística do país.
Leia também