O autismo é um transtorno complexo do desenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo, interage com os outros e processa informações. Tendo sido reconhecido pela primeira vez na década de 1940, o autismo tem despertado cada vez mais interesse e atenção nas últimas décadas, à medida que se busca compreender melhor essa condição e encontrar formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo. Não é surpreendente, portanto, que a literatura sobre o assunto também tenha se multiplicado, fornecendo uma ampla gama de livros informativos que visam educar e conscientizar o público sobre o autismo. Nesta matéria, apresentaremos uma seleção de livros que podem ser uma fonte valiosa de conhecimento e esclarecimento para aqueles que desejam se informar sobre o autismo, oferecendo uma visão abrangente e atualizada sobre esse transtorno ainda cercado de muitas dúvidas e estereótipos.
o menino que nunca sorriu (Fábio Barbirato & Gabriela Dias)
Um menino que até os 7 anos nunca deu um sorriso. A adolescente vítima de ansiedade e bullying que perdeu 20 quilos e passou a sofrer de anorexia. Um jovem que se recusava a entrar em ônibus cheio mas sabia os nomes de todas as ruas num percurso de 500 quilômetros. Personagens verdadeiros como esses frequentam o Ambulatório da Psiquiatria Infantil da Santa Casa, no Rio de Janeiro, referência no país, que tem à frente o renomado psiquiatra infantil Fabio Barbirato. Neste livro, ele e sua mulher, a também médica Gabriela Dias, reúnem emocionantes histórias de jovens portadores de autismo, ansiedade, depressão, hiperatividade e outros transtornos que levam sofrimento não só a eles, mas também às suas famílias. São 32 crônicas da vida real, surpreendentes, que jogam luz sobre um universo pouco falado e cercado de preconceitos.
O cérebro autista (Temple Grandin& Richard Panek)
Em O Cérebro Autista, os autores Temple Grandin e Richard Panek refletem e explicam sobre questões que nem sempre são comentadas em uma obra de 252 páginas. O livro apresenta pesquisas sobre o autismo e terapias disponíveis. De acordo com os autores, os leitores são apresentados a cientistas e que exploram teorias inovadoras sobre as causas do transtorno. No Brasil, a obra é publicada pela editora Record, com tradução de Cristina Cavalcanti. O livro pode ser adquirido por cerca de R$ 47 em capa comum. Já a versão mobile tem valores que partem de R$ 44.
Leia também