Autismo: Humano à sua maneira – Um novo olhar sobre o Autismo (Prizant & Meyer)
Nesta obra, o doutor Barry M. Prizant apresenta um guia essencial para orientar pais, familiares e profissionais de saúde, sempre pautado na ciência, de forma humanizada e inclusiva, com estratégias extremamente eficazes. E vai além, ao expandir a compreensão do que é o autismo e do modo como este impacta a vida das pessoas que convivem com ele.
Em vez de buscar suprimir os “sintomas”, Prizant concentra-se em desvendar as causas emocionais do comportamento da criança e do adulto autista, proporcionando ferramentas efetivas de desenvolvimento. Humano à sua maneira oferece uma nova perspectiva sobre o autismo, propondo que a linguagem social de pessoas dentro do espectro apenas se assemelha a um idioma estrangeiro. Dessa forma, sua compreensão desvela que o autismo não é uma doença, mas, sim, um jeito próprio de ser humano.
Simplificando o Autismo: Para pais, familiares e profissionais (Thiago Castro)
"Simplificando o Autismo" é uma obra completa e abrangente que aborda o transtorno do espectro autista (TEA) de maneira cuidadosa, compreensiva e sensível. Coordenado pelo renomado médico Dr. Thiago Castro, que traz não apenas sua expertise profissional, mas também sua vivência única como pai de uma criança autista, o livro oferece uma perspectiva rara e autêntica sobre o tema.
Por meio de uma linguagem acessível e embasada, o Dr. Thiago e coautores especialistas exploram diversos aspectos do autismo, desde os primeiros sinais e o diagnóstico precoce, até as dificuldades enfrentadas na busca por profissionais capacitados, terapias, inclusão escolar e convivência social. A obra é destinada tanto a pais que desejam compreender melhor o transtorno e lidar com seus desafios, quanto a profissionais que trabalham na área e buscam aprimorar seus conhecimentos.
"Simplificando o Autismo" é uma leitura que ensina o que é o autismo, sua história, os diferentes níveis do espectro e o tratamento adequado para cada um deles. Ainda, oferece orientações práticas para vencer dilemas do dia a dia, como a realização de tratamentos domiciliares de baixo custo, explora os direitos e a inclusão escolar, e proporciona clareza sobre a genética, exames, comorbidades, medicações e mitos relacionados ao autismo.
A obra é uma referência indispensável para pais e profissionais que buscam compreender e lidar com o transtorno do espectro autista. Leitura fundamental para quem deseja mergulhar nesse universo e promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.
O que a ciência nos diz sobre o transtorno do espectro autista: fazendo as escolhas certas para o seu filho (Bernier, Dawson, Nigg, Maria & Rosa)
Em O que a ciência nos diz sobre o transtorno do espectro autista: fazendo as escolhas certas para o seu filho, Raphael A. Bernier, Geraldine Dawson e Joel T. Nigg reúnem as mais recentes descobertas científicas a respeito do autismo e as apresentam em linguagem acessível. Este livro, também disponível em formato eletrônico (e-book), aborda desde as características essenciais do espectro autista, passando pelo diagnóstico do transtorno, os níveis de severidade e prejuízo, as comorbidades mais comuns e o transtorno do espectro autista (TEA) em diferentes fases da vida – na infância, na adolescência e na vida adulta. Além disso, configura-se como recurso fundamental para pais e psicólogos ao tratar temas como melhores práticas para ajudar uma criança com autismo; exercício, sono e autismo; nutrição e problemas gastrintestinais e alimentares; promessas e perigos do uso da tecnologia; inserção acadêmica e no mercado de trabalho.
O autismo como estrutura subjetiva: Estudo sobre a experiência do autista na linguagem e com a palavra (Cirlana Rodrigues de Souza)
O que a autora oferece à leitura é fruto de seu intenso esforço em registrar o que sua prática com crianças, efetivamente clínica, lhe transmitiu. Assinala-se que ela não trata das crianças conformadas aos ideais sociais, mas, justamente, aquelas que desde a primeira infância se contrapõem a padrões de normalidade perseguidos pelo discurso vigente.
Cirlana propõe considerar algumas apresentações pelas quais a linguagem pode incidir numa modalidade de corpo, conjugando-se na estruturação de um sujeito qualquer, focalizando formas surpreendentes. Assim, a autora se dedica a destacar, nos autistas, os efeitos paradoxais incomensuráveis que tangenciam certas operações de linguagem que se redobram sobre ela mesma para negá-la, assim, perpetuando-a.
A densa trajetória aqui tramada fisga o leitor, exigindo interesse e esforço, posto que convoca o clínico a transitar por uma constelação tensionada por conceitos pouco tratados que resistem à biunivocidade e ao mero encobrimento. É o que acirra o necessário debate sobre o furo da linguagem que, num só tempo, mantém-se incluído e em exterioridade a ela.
O autismo em meninas e mulheres: Diferença e interseccinalidade ( Sílvia Ester Orrú)
Esta obra apresenta os estudos mais recentes sobre o autismo no feminino e a importância de que toda a sociedade tenha consciência disso, especialmente as famílias e profissionais da educação e da saúde. A autora destaca a Diferença e a Interseccionalidade como elementos constitutivos da subjetividade de cada mulher, de cada menina. As investigações sobre como o autismo impacta o feminino são muito recentes e há muitas inquietações e desafios por vir. Com linguagem clara, esta é uma leitura necessária para conhecer mais do universo feminino permeado pelo autismo.
#autismo #transtornodoautismo #desenvolvimentocomplexo #percepçãodomundo #interaçãosocial #processamentodeinformações #qualidadedevida #literaturasobreautismo #livrosinformativos #educaçãoconsciente #esclarecimento #dúvidas #estereótipos #conhecimentovalioso