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Edmund Husserl: Vida e obras

Edmund Gustav Albrecht Husserl foi um filósofo e matemático alemão, famoso por fundar a escola de fenomenologia. Nasceu em 8 de abril de 1859 em Prossnitz e faleceu em 27 de abril de 1938 em Freiburg im Breisgau. As ideias que ele levantou tiveram um impacto imenso no discurso intelectual ao longo do século XX até os dias atuais.

Ele rompeu com a orientação positivista da ciência e da filosofia de sua época e formulou críticas contra o historicismo e o psicologismo dentro da lógica. Em seu trabalho maduro, ele desenvolveu uma ciência sistemática baseada no que é conhecido como redução fenomenológica. Argumentando que a consciência transcendental estabelece os limites de todo conhecimento possível, Husserl redefiniu a fenomenologia como uma filosofia idealista transcendental.

Embora nascido em uma família judia, Husserl foi batizado como luterano em 1886. Estudou matemática com Karl Weierstrass e Leo Königsberger e filosofia baseada nas ideias de Franz Brentano e Carl Stumpf. Em 1887, o próprio Husserl ensinou filosofia como Privatdozent não remunerado na Universidade de Halle-Wittenberg antes de mais tarde se tornar professor na Universidade de Göttingen em 1901 e depois em Freiburg de 1916 até sua aposentadoria em 1928. Duas palestras notáveis ​​​​que ele deu foram uma em Paris em 1929 e outra em Praga em 1935. Mas depois de ser afetado pelas leis raciais nazistas promulgadas durante a ascensão de seu regime ao poder na Alemanha, Áustria (Anschluß), ele perdeu toda posição, honras e posições. significativamente, Husserl faleceu pacificamente enquanto vivia seus dias restantes com sua família. Localizado novamente perto de Friburgo, foi aqui que ele foi enterrado em 1942.

Biografia

Nascido em uma família judia em uma pequena cidade da Morávia (região hoje parte da República Tcheca), Husserl inicialmente estudou matemática na Universidade de Leipzig (1876) e na Universidade de Berlim (1878), sob a orientação de Karl Weierstrass e Leopold Kronecker. Ele foi para Viena em 1881 para estudar com Leo Königsberger, que havia sido aluno de Weierstrass. Em 1883, obteve o doutorado após apresentar sua tese intitulada "Contribuições para o Cálculo Variacional".

Husserl formou-se em filosofia pela Universidade de Viena em 1884. Foi nessa época que foi profundamente influenciado pelo filósofo Brentano, inspirando-o a dedicar sua vida à filosofia. Em 1886, por recomendação de Brentano, Husserl passou a estudar com Carl Stumpf para habilitação na Universidade de Halle. Com Stumpf como seu mentor e guia, Husserl compôs "On The Concept Of Number" (Über den Begriff der Zahl) em 1887, que estabeleceu as bases para seu trabalho seminal - Philosophy Of Arithmetic (Philosophie der Arithmetik), publicado três anos depois. Além dessas conquistas acadêmicas, é digno de nota que depois de se converter ao cristianismo em 1887, Husserl tornou-se um membro ativo da Igreja Luterana, quando começou a ministrar aulas tutoriais focadas exclusivamente em ensinamentos filosóficos, enquanto trabalhava para garantir posições de professor em universidades eminentes em toda a Alemanha, começando com a nomeação como Privatdozent ou professor tutor naquela época.

PLAIN Em suas primeiras pesquisas, Husserl pretendia combinar a matemática com a filosofia empírica, inspirando-se na escola de Viena. Seu objetivo central não era apenas fornecer uma base sólida para a ciência matemática, mas também analisar os processos mentais necessários para a formação de conceitos numéricos. Usando suas próprias análises e métodos não convencionais aprendidos com seus mentores, ele tentou formular uma teoria sistemática. Influenciado pela abordagem de ensino de Karl Weierstrass, Husserl desenvolveu a ideia de que os números podem ser obtidos através de um processo de abstração ou "desconto" de certas coleções de objetos enquanto estudava com Brentano-Stumpf o levou a distinguir entre apresentações adequadas e impróprias de formação de conceitos - onde algo está fisicamente presente ou representado simbolicamente, respectivamente. Seu trabalho culminou em 1901, quando publicou Investigações Lógicas, onde III Investigações são consideradas o início da teoria simbólica relacionada à meronímia (um ramo de estudo da ontologia formal).

Legado

Um dos mais influentes pensadores contemporâneos da filosofia ocidental foi Edmund Husserl. Seu impacto se estendeu por toda a filosofia subsequente, além de ter áreas como psicologia, matemática e lógica. Por volta de 1939, seus manuscritos continham cerca de 40 mil páginas taquigrafadas junto com sua pesquisa bibliográfica completa corriam o risco iminente de serem perdidos para os nazistas. Entretanto, o frei franciscano Herman Van Breda conseguiu transportá-los secretamente até o Instituto de Filosofia na Katholieke Universiteit Levenen na Bélgica onde foram depositados nos Arquivos Husserlianos. Diversas edições críticas da obra do autor foram publicadas a partir do material encontrado em suas notas manuscritas através dessa coleção importante.

Husserl selecionou Martin Heidegger, seu mais renomado aluno e sucessor na Universidade de Freiburg. Em homenagem a Husserl, Heidegger dedicou-lhe sua obra-prima "Ser e Tempo", depois de colaborar lado a lado por mais de uma década em sua relação professor-assistente de 1920-1923. Embora inicialmente seguindo os passos das filosofias de seu professor, Heidegger acabou diversificando-se com perspectivas únicas partindo de Husserl. Embora ambos fossem fenomenólogos comprometidos em investigar a percepção e a consciência como fenômenos experienciados, eles divergiam na metodologia: Heidegger abraçou um estudo ontológico centrado no conceito de ser, enquanto Husserl empregou o reducionismo metodologicamente emparelhado com conceitos de intencionalidade sem ênfase em comparação com aqueles endossados ​​por aquele que iria tornou-se um dos maiores filósofos da Alemanha. Independentemente destas diferenças entre eles, Hans-Georg Gadamer afirmou que durante muito tempo que passamos juntos, quando questionados sobre fenomenologia, muitas vezes comentou: “A fenomenologia é simplesmente o que nos encontramos fazendo – Heidegger simplesmente o faz melhor”.

Em 1901, Max Scheler fez o conhecimento de Husserl em Halle e desenvolveu sua fenomenologia como um progresso metodológico para desenvolver a própria filosofia. Apesar das críticas posteriores que Scheler apresentou à abordagem idealista e lógica utilizada por Husserl, ele deixou claro que reconhece profundamente seu papel na construção de sua obra intelectual, tendo mesmo expressado gratidão ao mestre em diversas graças. 

Edith Stein, enquanto escrevia sua tese de doutorado em Göttingen e Freiburg, foi aluna de Husserl. Posteriormente, entre 1916-1918 tornou-se assistente do mesmo professor durante seu período na universidade alemã. Edith mais tarde adaptou suas ideias da fenomenologia ao tomismo moderno. Seguindo uma linha semelhante encontra-se Karol Józef Wojtyła que viria se tornar o Papa João Paulo II . Enquanto o bispo auxiliar ensinava seus alunos Tomás de Aquino, Heidegger e Husserl buscavam conciliar as duas correntes filosóficas sugeridas por Santo Tomás com a Fenomenologia obtidas através dos trabalhos científicos realizados pelo padre Edmunds Hopp autor das primeiras obras desta temática no Brasil nos anos quarenta até meados dos sessenta quando ainda era um âmbito pouco explorado pela comunidade científica nacional mas posteriormente ganhou reconhecimento internacional bem como muitas outras escolas provenientes tanto europeias quanto americanas ou asiáticas especializadas nestas linhas teóricas específcas já bastante fossilizadas recentemente onde assim além da religião existem os elementos agnósticos tão necessários à reflexão contemporânea acerca disso tudo é muito importante abordarmos considerações críticas fornecidas aos temas apresentados acima através de investigação comparada tendenciosa neste campo epistemológico.

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