Slider

Jogo do Bicho: Raízes e História no Rio de Janeiro - Novo livro de Luiz Antônio Simas

Foto: MegaFauna / Divulgação

Luiz Antonio Simas é um renomado historiador carioca, cujo olhar privilegia os espaços mínimos que compõem a dimensão mais humana da História. Em sua obra "Maldito invento dum baronete", Simas investiga as origens e o desenvolvimento do jogo do bicho de forma inovadora, integrando-o à cultura popular e à herança afro-indígena que caracterizam o Rio de Janeiro. Com uma abordagem ousada e sagaz, o autor nos convida a refletir sobre as múltiplas facetas desse jogo, que vai além da contravenção e do crime, tornando-se um elemento fundamental da identidade carioca. Em vinte e cinco capítulos envolventes, Simas nos leva por uma jornada histórica fascinante, desafiando as normas acadêmicas e revelando as complexidades das ruas, vielas e esquinas da cidade. É uma obra que certamente encantará e provocará reflexões sobre a cultura, a história e a essência da Cidade Maravilhosa.

Foto: Arte digital / Post Literal


Confira a apresentação da obra:

Intelectual ousado, pesquisador sagaz, observador participante, pensador dos mitos, ritos, práticas e idiossincrasias cariocas, Luiz Antonio Simas nos traz com esta publicação reflexões sobre uma das obras mais significativas da vida da mui heroica e leal cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: o jogo do bicho. E, em função das qualidades acima descritas, não espere a senhora leitora ou o senhor leitor, neófita ou neófito no assunto, um livro que contará a história centenária desta loteria nascida no jardim zoológico de Vila Isabel. É claro que vocês terão acesso a um número expressivo de informações, mas não estamos falando de um livro de história, estamos falando de uma obra que busca no passado elementos para continuar se debruçando sobre a ex-capital da República, livre das amarras das normas, dos jargões e das hipocrisias acadêmicas, mas encantado pelas dobras, frestas e esquinas. Historiador das ruas, graças a Deus recebeu as bençãos dos Exus que abriram seus caminhos e fizeram com que percebesse que lugar de professor e de estudante é longe do confinamento e da opressão das salas de aula. E, não nos esqueçamos, estas mesmas ruas, esquinas e botequins desta cidade sempre foram o lugar de trabalho dos bicheiros, só não sabemos por quanto tempo mais. E agora?! Vai no grupo, centena ou milhar?

SOBRE O AUTOR

Author

LUIZ ANTONIO SIMAS

é carioca, botafoguense, filho de pai catarinense e mãe pernambucana. Trabalha como professor de História e faz pesquisas sobre culturas populares do Brasil. É autor, entre outros, do “Almanaque Brasilidades” (Bazar do Tempo, 2018), de “Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros” (Mórula, 2013), de “Ode a Mauro Shampoo e outras histórias da várzea” (Mórula, 2017), do “Dicionário da História Social do Samba” (Civilização Brasileira, 2015), em parceria com Nei Lopes, de “O corpo encantado das ruas” (Civilização Brasileira, 2019) e de “Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas” (Mórula, 2018) e "Flecha no tempo" (Mórula, 2019), estes dois últimos com Luiz Rufino.

A resenha da obra pode ser lida aqui em nosso site

Você pode adquirir a obra na pré-venda no site oficial da Morula editorial.

Leia também

disqus, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo