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O materialismo dialético


O Materialismo dialético é uma abordagem filosófica baseada em método científico que se propõe a compreender o mundo por meio das grandes transformações da História e das sociedades humanas. Essa corrente teoriza que a realidade é concreta, ou seja, materializada, não idealizada. O seu ponto de partida também considera essa mesma realidade não imutável nem absoluta mas sim resultado constante de um processo contínuo de mudança e evolução.

Este método baseia-se na base filosófica do marxismo e baseia-se tanto no materialismo mecanicista da Revolução Científica e do Iluminismo, como na dialética idealista de Hegel - rejeitando em última análise não apenas o mecanicismo do primeiro, mas também o idealismo do último.

Definição de materialismo

Segundo Karl Marx, as relações sociais estão ligadas às forças produtivas. Quando as pessoas adquirem novas forças produtivas, alteram o seu modo de produção e a forma como ganham a vida, o que por sua vez modifica todas as relações sociais. O moinho manual lhe dará sociedade com o senhor; o moinho a vapor lhe dará uma sociedade com capitalismo industrial.”

O autor afirma que a forma como a produção material é realizada em uma sociedade constitui o fator determinante de sua organização política e representações intelectuais durante uma época. "infraestrutura" dessa sociedade, que influencia diretamente a sua "superestrutura", nomeadamente instituições jurídicas e políticas (como leis e estados), bem como ideológicas (como artes, religião, moralidade). No entanto, estes dois aspectos devem ser vistos dialeticamente). ; não se pode analisá-los separadamente - nem a infra-estrutura nem a superestrutura podem existir sem a sua relação recíproca. De acordo com a teoria dialética marxista, tudo o que é criado pelos seres vivos, sejam eles produtos morais ou materiais, não apenas molda o ambiente do indivíduo, mas também eles próprios são emocionalmente condicionados por diferentes tipos de vida. actividades produtivas organizadas dentro de hierarquias sociais para ganho monetário, resultando na exploração exercida sobre os trabalhadores, conduzindo o desenvolvimento para objectivos de rentabilidade mais elevados.

De acordo com Marx, uma base material é composta tanto pelas forças produtivas (que envolvem ferramentas, máquinas e técnicas permitidas para a) quanto pelas relações de produção que existem entre aqueles que possuem os meios de produção como território ou matéria-prima bem como como máquinas utilizadas na fabricação e aquelas cuja única oferta se resume à sua mão-de-obra.


Definição da dialética

A dialética marxista afirma que as leis do pensamento exigem adesão às leis da realidade. A dialética envolve pensamento e realidade juntos, em vez de ser apenas um produto do pensamento abstrato. No entanto, a substância material e o seu contexto histórico ditam o dinamismo inerente à ideologia de Marx: A realidade entra muitas vezes em conflito com o raciocínio dialético devido a estas contradições que não são meramente externas, mas que constituem a unidade dentro da dualidade - "a dialética é uma ciência que demonstra como as forças contraditórias podem ser concretamente idênticos ao passarem um para o outro; também mostra por que a razão não deveria considerar tais antinomias como coisas mortas ou petrificadas, mas como entidades vivas movendo-se através de suas lutas”. Tais momentos conflitantes residem na própria história, possuindo elementos de verdade combinados com erros; embora não se fundam perfeitamente, cada aspecto unilateral eleva-se acima das inconsistências anteriores a um nível elevado.

A teoria HDT (Hipótese-Desenvolvimento-Tese-Antítese-Dialética) afirma que todas as coisas são resultado da luta entre ideias e forças opostas, gerando uma realidade concreta como síntese desse conflito. Essa nova realidade contém em si mesma sua antítese e, assim, inicia-se um novo ciclo infinito de disputa para gerar uma nova síntese. Esta é a essência dessa doutrina expressada com grande impacto.


Síntese

Materialismo dialético ou materialismo filosófico - é uma lógica analítica baseada na generalização de leis que regem a dinâmica de bases específicas, especialmente na concepção de uma unidade de opostos integrados e autodependentes que geram dinâmicas transformadoras permanentes - seja no detalhe ou na qualidade; seja no universo social ou natural. Em resumo, pode ser conceituado como uma teoria sobre como funcionam os determinantes.

O materialismo histórico é uma abordagem analítica baseada no materialismo dialético, que considera a sociedade como tendo sua origem em fatores materiais, tais como economia, biologia, geografia e avanços científicos. Isso se opõe à ideia de que as forças sobrenaturais ou idealizadas definem uma sociedade; Ao contrário disso, o desenvolvimento das relações entre os grupos da classe dá forma às suas configurações gerais resultantes dos conflitos subjacentes aos processos produtivos.

Marx se opõe ao controle estatal por grupos religiosos devido às suas tendências anti-intelectuais e culturais em relação à fé, crença ou pietismo em vez do conhecimento racional como fatores para o desenvolvimento social. O materialismo histórico não só sustenta que a religião é um produto das relações de produção que preserva principalmente os conflitos de classe, mas argumenta ainda mais que apenas a revolução do proletariado resultante do crescimento de classes antagónicas dentro do modo de produção capitalista pode capacitar os indivíduos da classe trabalhadora e estabelecer uma nova sociedade menos injusta. estrutura.

De acordo com o marxismo, os factos materiais (como as formas de produção e as relações de produção) são centrais para moldar a estrutura e a dinâmica social. Além disso, as lutas de classes desempenham um papel significativo na determinação destes factores – não os heróis individuais ou as suas acções.

Marx, em termos esquemáticos, concebe que uma sociedade se estrutura a partir de dois níveis ou elementos fundamentais:

NOVA VERSÃO: O PRIMEIRO NÍVEL compreende a infraestrutura, que se baseia tanto nas formas de produção material como nas relações sociais envolvidas na produção - ou seja , na economia. Segundo a teoria histórico-materialista, essa é uma força determinante para moldar as estruturas da sociedade em geral. As relações de produção referem-se ao vínculo entre aqueles que possuem meios próprios para realizar o trabalho e os trabalhadores sem meios suficientes - sendo este último grupo detentor apenas de sua habilidade física e intelectual Ainda existe relação no entorno dos objetos utilizados nos processos produtivos; cuja posse não pertence normalmente aos não proprietários do meio de trabalho utilizado dentro das empresas.

No segundo nível, encontramos a superestrutura político-ideológica. Nossa composição é composta principalmente pelos seguintes elementos:

1 - O aparelho jurídico-político é composto pelo Estado, que detém os mecanismos de controle social, e o direito atua como regulador deste mesmo controle.

2- A estrutura ideológica engloba diversas formas de consciência social, tais como religião, educação, filosofia, ciência e arte; bem como doutrinas jurídicas.

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