Slider

O universo assustadoramente palpável das IAs em 'Alena existe', de Roger Dörl

APRESENTAÇÃO

A vida no Masterverso oferece tudo que se possa imaginar, e o mundo unificado pela evolução tecnológica alcançou finalmente a paz. Vivendo no conforto e segurança da sua casa, Alena não tem razões para ser atormentada por pesadelos ou alimentar questionamentos perturbadores sobre a realidade. Uma série de eventos estranhos, porém, está prestes a lançá-la em uma jornada sem volta, em que ela será defrontada com o que há de melhor e pior em si mesma e na humanidade. Alena existe acrescenta à ficção científica uma boa dose de aventura, mistério e fantasia, ao mesmo tempo em que traz uma profunda reflexão sobre a realidade em que vivemos e os rumos que vamos tomando junto às novas tecnologias.

RESENHA

"Alena Existe", livro de estreia de Roger Dörl, publicado pela Ases da Literatura, apresenta um cenário ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Familiar, pois estamos de certa forma familiarizados com os tópicos da evolução digital; desconhecido, pois ainda somos leigos sobre o impacto que a inteligência artificial pode causar no mundo físico, as consequências e as mudanças radicais que podem transformar o universo como o conhecemos. O enredo de Dörl nos convida a pensar além: e se as máquinas pudessem agir por vontade própria? O que o mundo enfrentaria? Esta é a premissa básica de um enredo eletrizante onde o mundo retratado revela como a realidade virtual substituiu quase inteiramente o que chamamos de “mundo real”. Os personagens interagem com mais frequência através de um universo alternativo conhecido como Masterverso do que com suas vidas concretas reais. A história contada no livro é a de Alena, uma moça apaixonada por aventuras e que tem como passatempo principal o montanhismo. Contudo, ela fica preocupada ao perceber que as interações do mundo real estão se tornando cada vez mais escassas dentro do Masterverso.Dessa forma, ela passa seus dias envolvidos em simulações de montanha, sempre acompanhada por tutores e psicólogos responsáveis ​​pela avaliação de suas emoções como alegria, insatisfação ou raiva nesse mundo. Um dia, uma estranha ocorrência ocorre quando um erro de simulação dentro do Masterverso faz contato com um mundo completamente desconhecido. 

Anton continuou, explicando que a investigação seria feita, mas que era difícil acreditar na história de Alena sem evidências concretas [...] Decidida a não desistir, Alena pegou seu celular e ligou para um amigo hacker, pedindo sua ajuda para encontrar evidências do que tinha vivido na noite anterior. Ela sabia que a verdade estava lá fora, e estava determinada a encontrá-la, custe o que custasse.

Com o tempo, o mundo foi se transformando de tal forma, que, o contato físico entre as pessoas era considerado desnecessário, fazendo com que a natalidade e as relações sociais fossem drasticamente reduzidas, provocando uma queda significativa durante a transição da vida física para transição do VR na sociedade, nas relações afetivas, no controle de natalidade, dentre outros aspectos. O livro também reflete na falsa ideia de contato entre as pessoas que se identificam apenas com avatares no meio virtual, o que ocasiona em uma série de laços sem afeto ou vínculos significativos. Uma prova da ausência de contato e laços emocionais é a própria vida de Alena, que, em primeira instância, ainda que não se considerasse, era extremamente solitária, sobretudo, por sua rotina latente no universo do masterverso.

O enredo intrincado de "Alena Existe" aborda questões cruciais do mundo contemporâneo, como as implicações sociais e psicológicas da realidade virtual e inteligência artificial. O que nos leva à uma teia de intrigas e investigações acerca da funcionalidade do universo digital criado pelas realidades virtuais; bem como as relações artificiais e limitadas criadas em um universo regrado à belezas deslumbrantes, locais indescritíveis e emocional à flor da pele. Alena não é apenas uma figurante central, ela é a responsável por investigar jogadores da rede de intriga dentro de uma realidade extremamente delicada enquanto aproveita os poucos momentos enquanto não se é descoberta.

A ideia principal e mais problemática do enredo são as vidas vividas quase, que, exclusivamente através do universo das IAs, o que ocasiona em uma tensão entre o real e o imaginário dentre belezas exuberantes e poderes fantásticos, sempre, claro, acompanhados de um tutor que os auxilie neste processo 'doloroso' envolvendo as questões e emoções humanas. E é neste universo vasto entre o virtual e o real, que se desenvolve um crime que ocorre no mundo tangível e Alena se vê no centro das investigações, uma aventura cheia de surpresas se inicia, levando a uma profunda reflexão sobre a existência humana e as responsabilidades que temos diante das novas tecnologias.

"Alena Existe" é uma obra surpreendente que nos faz refletir sobre a nossa própria relação com a tecnologia e o impacto que ela pode ter em nossas vidas. O autor, Roger Dörl, cria um enredo envolvente que mistura realidade e ficção de forma brilhante, abordando questões atuais e nos conduzindo por uma jornada emocionante e tensa. A personagem de Alena é complexa, nos fazendo questionar sobre o que é real e o que é virtual, e nos levando a refletir sobre as consequências de nossas escolhas e a importância do contato humano e das relações reais. Sem dúvida, "Alena Existe" é um livro que merece destaque e que vai conquistar os leitores que buscam uma leitura instigante e provocadora.

Leia também

disqus, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo