Slider

Pacto Tripartite: Aliança e Consequências na Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 27 de setembro de 1940, o Pacto Tripartite (ou Eixo), foi contratado pelos representantes da Alemanha Nazista, Itália Fascista e Império do Japão em Berlim. Esse acordo formalizou uma aliança estratégica que substituiu o Pacto Anticomintern de 1936. Hitler pretendia intimidar os Estados Unidos com esse pacto para mantê-los como país neutro durante uma guerra; no entanto, acabou legitimando sua entrada no conflito europeu quando declararam guerra ao Japão após o ataque surpresa japonês a Pearl Harbor.

O Pacto também recebeu a adesão da Roménia em 23 de Novembro de 1940.  A Bulgária aderiu em 1 de Março de 1941, pouco antes de ser invadida pelas forças nazis. O Reino da Hungria foi o quarto estado a concordar com o pacto e o primeiro a aderir depois de 27 de setembro de 1940. Em 25 de março, em Viena, Dragiša Cvetković, o primeiro-ministro da Iugoslávia, assinou o Pacto Tripartite. O Estado Independente da Croácia (Nezavisna Država Hrvatska ou NDH), criado a partir de alguns antigos territórios conquistados pela Iugoslávia, assinou o Pacto Tripartite em 15 de junho daquele ano, solicitado a participar pelas potências do Eixo, envolvendo uma conferência em Berlim no início de junho. Em meio à dissolução da Tchecoslováquia, em 14 de março de 1939, uma nova república soberana independente chamada República Eslovaca foi proclamada, abrindo caminho para uma maior expansão alemã em direção à Europa Oriental. Em 24 de novembro do mesmo ano, Ribbentrop deu as boas-vindas à Vojtech Tukaina Berlim para assinar a adesão da Eslováquia ao Pacto das Três Potências. 

Embora a Alemanha e o Japão se tenham tornado tecnicamente aliados com a assinatura do Pacto Anti-Comintern em 1936, o Pacto Molotov-Ribbentrop em 1939 entre a Alemanha e a União Soviética foi uma surpresa para o Japão. Em Novembro de 1939, a Alemanha e o Japão assinaram um "Acordo de Cooperação Cultural entre o Japão e a Alemanha", que restaurou a sua "aliança relutante".

Texto oficial do Pacto Tripartite, escrito pelos japoneses:

Os governos do Japão, da Alemanha e da Itália concordaram em apoiar os esforços uns dos outros nas regiões do Grande Leste Asiático e da Europa, respectivamente. Eles vêem como um pré-requisito para qualquer paz que cada nação tenha o seu próprio lugar e estão empenhados em estabelecer uma nova ordem destinada a promover a prosperidade e o bem-estar mútuo de povos específicos. Além disso, desejam alargar a sua cooperação para além destas regiões com nações inclinadas para objectivos semelhantes que contribuiriam para alcançar o objectivo final – a paz mundial. Como tal, acordaram conjuntamente o seguinte: 

Artigo 1: O Japão e confirma a liderança da Alemanha e Itália na criação de uma nova ordem europeia.

No estabelecimento de uma nova ordem no Grande Leste Asiático, a liderança do Japão é estabelecida e respeitada pela Alemanha e Itália.

No terceiro artigo, é acordado que Japão, Alemanha e Itália irão cooperar juntos em relação às áreas mencionadas acima. Eles também se comprometem a apoiar uns aos outros usando todos os meios políticos, econômicos e militares caso uma das Partes Contratantes seja atacada por um país não envolvido atualmente na Guerra Europeia ou no conflito sino-japonês.

Com o objetivo de fazer na prática este acordo, as comissões técnicas conjuntas designadas pelos governos do Japão, Alemanha e Itália se reunirão imediatamente.

O acordo em questão não tem relação com o status político atual entre as três Potências Contratantes - Japão, Alemanha e Itália - e a Rússia Soviética.

O acordo entrará em vigor imediatamente após sua assinatura e terá validade de dez anos a partir desse momento. Antes do término deste prazo, as partes envolvidas podem iniciar negociações para renovação, caso seja solicitado por qualquer um dos signatários.

Com confiança, aqueles que abaixo assinam e estão devidamente autorizados por seus governos, soberanos aprovaram o presente pacto e colocaram suas assinaturas nele.

Triplicado em Berlim, no vigésimo sétimo dia de setembro de 1940, durante o décimo nono ano da era fascista. Isso corresponde ao vigésimo sétimo dia do mês nove e décima quinto ano do reinado Showa (Imperador Hirohito).

Leia também

disqus, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo