Traiu ou não traiu? Uma análise do enredo de Dom Casmurro, de Machado de Assis

Foto: Centro educacional Leonardo Da Vinci



Publicado em 1899 pela Livraria Garnier, Dom Casmurro é um dos livros mais aclamados da escrita de Machado de Assis. Escrito originalmente para ser lançado como livro completo - diferentemente das demais obras do autor que eram divididas em capítulos -, completa a trilogia realista composta também por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.

A história é narrada pelo personagem principal, Bento Santiago, que cria um paradoxo ao escrever sobre sua juventude em velhice (54 anos). Ele comenta suas experiências na casa do Engenho Novo onde morava e as aventuras vividas lá. Também fala sobre a época de sua vida no seminário e como conheceu seu melhor amigo Ezequiel. Além disso, ele menciona o amor incondicional por Capitu que era mais humilde vizinho dele... No entanto esse foi também o motivo da raiva futura sentida por ela!

A quebra da monotonia nos contos de adultério de Machado de Assis é representada pelo fato do narrador ser Bentinho (Bento Santiago), cuja motivação é advém do sentimento nocivo e ciumento.

Na infância, Bento Santiago frequentou um seminário devido a uma promessa feita por sua mãe viúva. Embora não tivesse decidido para o assunto, ele aceitou seu destino e aprendeu na esperança de se tornar um clérigo no futuro. Foi lá que conheceu Ezequiel de Sousa Escobar, filho de um advogado curitibano com quem fez amizade e juntos decidiram abandonar o seminário.

Após ser libertado e influenciado pela presença de Ezequiel, Bentinho se forma em Direito em São Paulo, e sua relação com Capitu só se intensifica. Como resultado, os dois eventualmente se casam. Enquanto isso, Ezequiel torna-se um comerciante excepcional e casa-se com uma amiga de Capitu: Sancha; juntos têm uma filha a quem carinhosamente chamam de Capitolina (nome verdadeiro de Capitu). Na mesma época em que isso acontece, Capitu e Bentinho também têm um filho que deram o nome de Ezequiel.

As famílias dos amigos moravam próximas e tudo ia bem. No entanto, em 1871, Escobar morreu afogado tragicamente, apesar de ser um excelente nadador. Durante o funeral, Bentinho percebeu a profundidade com que Capitu olhava para o falecido: "Houve um momento em que os olhos de Capitu se fixaram no morto como os de uma viúva [...], assim como as ondas quebram na praia tentando engolir o que aquela manhã nadador."

É a partir desse momento que Bentinho começa a desconfiar da infidelidade da esposa. A única lágrima que cai dos “olhos ciganos” de Capitu no funeral parece culpada, arrependida e apaixonada.

A trama principal do romance se torna clara. Bento apresenta ciúmes incontroláveis ​​conforme seu filho (Ezequiel) cresce e traços cada vez mais semelhantes ao amigo falecido acidentalmente a aparecer nele.

Nesse instante, o avanço alcançou seu ápice: Ele chegou à conclusão de que Capitu havia traído-o com seu melhor amigo, sendo Ezequiel a prova disso. Como consequência, ele mandou ambos para a Europa e lá perdeu suas vidas alguns anos depois.

Ao término de sua existência, Bentinho é visto como uma pessoa amargurada e isolada. Devido ao fato de preferir escrever durante suas viagens ferroviárias a interagir com os demais passageiros, ele passou a ser chamado de Dom Casmurro, nome que viria acompanhado da conversa pouco animada descrita acima. Aos poucos seus vizinhos e amigos o conheceram por este pseudônimo enquanto residiam no Engenho Novo na Rua Matacavalos antiga.

Uma análise da obra

Uma vez que o autor e a história já são conhecidos, é sensato realizar uma análise crítica da obra apresentada. Dom Casmurro é considerado a principal obra realista de Machado de Assis em conjunto com outras duas histórias semelhantes. A linguagem utilizada por Machado é culta dentro das normas do português (considerada muito elevada para grande parte da população) e contém elementos metalinguísticos, intertextuais, pessimismo e ironia. Para os leitores ávidos, este se trata de um livro silencioso para ser lido por vontade própria porque sua narrativa flui divertidamente com excelente estruturação na construção dos personagens. Entretanto há aqueles que apenas lêem livros obrigatórios escolarmente referendam este trabalho como sendo algo sublime mas suavizado quando comparando-se ao estilo Eça; no entanto sabemos que o gosto varia entre as pessoas individualmente desta forma não se pode generalizar tal assertiva sobre obras literárias refletindo meras opiniões pessoais.


Bento Santiago, personagem principal, também é o narrador da história. Esse fato fica evidente logo no primeiro capítulo deste livro.

“Recentemente, em uma viagem noturna da cidade ao Engenho Novo, encontrei num trem da Central, um jovem deste bairro que reconheço de vista e de chapéu.”

Na narrativa de "Dom Casmurro", o Narrador Personagem é quem relata todos os acontecimentos, pois faz parte da história. Com isso, vemos as situações por meio do ponto de vista de Bentinho e suas interações com personagens marcantes como Capitu e Ezequiel.

O tema principal de Dom Casmurro é baseado no sentimento incontrolável de ciúme experimentado por Bentinho em relação à sua esposa. Tal sensação acaba se tornando o foco central da narrativa, como podemos observar na passagem: "Finalmente chegou a hora do enterro e partida. Sancha queria despedir-se do marido e aquela cena devastadora entristeceu todos os presentes. Muitos homens choraram também, assim como todas as mulheres. Somente Capitu parecia conseguir conter suas próprias emoções enquanto apoiava a viúva e tentava tirá-la dali abruptamente para fora daquele ambiente agitado. Tudo estava confuso ao redor mas mesmo assim Capitu fixou seu olhar sobre o cadáver durante alguns momentos tão intensamente apaixonados que não surpreenderia ninguém se algumas lágrimas furtivas caíram pela face dela...”

Outro tema significativo é a suposta traição, característica atribuída ao desenvolvimento humano.

Conforme já mencionado, o Realismo Machadiano é o movimento literário predominante na obra Dom Casmurro. Podemos notar a abordagem pessimista e irônica que Assis utiliza por meio do personagem narrador Bentinho em determinadas passagens:

Não consulte dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que lhe dão, mas sim na forma como foi apresentado como um rótulo para alguém silencioso e introvertido. O título Dom surgiu ironicamente, deixando-me com ar de nobre. Tudo porque eu estava cochilando! Eu não poderia encontrar um título melhor para minha história – se não houver outro até o final do livro, então este será suficiente. Meu poeta ferroviário sabe que não guardo rancor dele. E com apenas um pequeno esforço de sua parte para criar seu próprio título, ele pode até acreditar que este trabalho será verdadeiramente sua própria criação algum dia, em breve. Existem livros que levam apenas os nomes de seus autores; alguns dificilmente conseguem tal conquista.”

"A definição de que José Dias deles havia dado, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada', me veio à mente. Eu não sabia o significado exato de obliqua, mas entendia o sentido por trás da palavra dissipulada, então decido verificar se essa descrição também poderia ser aplicável."

Ao longo do livro, é oferecida a presença de intertextualidade que faz referência tanto à obra de Schopenhauer quanto à peça Otelo, escrita por Shakespeare. O personagem Bentinho não busca esclarecer suas dúvidas sobre as atitudes do protagonista Capitu e se deixar levar pelo ciúme puro. Isso ilustra como a imaginação pode desencadear sentimentos mundanos associados à inferioridade masculina.

No capítulo 72, a intertextualidade com a tragédia de Shakespeare; Otelo é retomado para introduzir uma reforma dramática na trama. No entanto, Assis optou pelo caminho tradicional em sua continuação do drama realista.

Dom Casmurro não se arrisca a ser transparente, e às vezes sua ansiedade beira uma crise de nervos, chegando até mesmo a ter impulsos agressivos em relação a Capitu.

O livro apresenta excelentes trabalhos em cada elemento, mas é a irresponsabilidade do final deixado por Machado de Assis que confere encanto e perfeição à obra que acabou culminando em uma série de análises acadêmicas, filmes e livros variados atribuídos aos sentimentos de seus personagens, se tornando o livro mais conhecido ao redor do globo e um dos mais editados do mundo.

Conclusão

Depois de ler Dom Casmurro e conhecer a metodologia de Machado de Assis, bem como sua história pessoal, podemos perceber certas conexões entre as razões para descrever elementos de maneiras particulares. Apesar de não ter nascido rico e ter testemunhado a transição do Brasil de império para república durante seu sistema político, ele viveu uma época complicada. Embora possa parecer distante agora, percebo claramente como a realidade não alterou o seu ponto de foco.

Com que frequência vemos problemas como desonestidade, traição e sentimentos hediondos que levam a atos terríveis na televisão todos os dias? E quantas vezes ficamos decepcionados com alguém que amamos – sejam nossos filhos ou pais, marido ou esposa, irmãos – quer sejam conhecidos por nós ou não? Os relacionamentos são construídos sobre uma base de desconfiança que não pode ser negada, pois é uma parte inata da natureza humana. A sociedade em 1899 era exatamente a mesma que temos agora! Machado de Assis retratou a descrição da humanidade com tanta maestria que os pilares da nossa moral permanecem precisamente inalterados!

Ao ser o narrador da história, o protagonista é capaz de nos apresentar sua própria perspectiva e permite que nossa imaginação flua livremente; assim como ele mesmo experimentou esse processo. Como humanos, temos a capacidade empática de compartilhar sentimentos semelhantes aos outros, pois já surgiram por situações semelhantes em nossas vidas.

No capítulo CXIII, encontramos um exemplo dessa situação particular em que o narrador começa a suspeitar de Capitu. Esta última se recusa acompanhar seu marido ao teatro alegando estar doente. Bentinho acaba por ir sozinho e retorna para casa no final do primeiro ato somente para encontrar Escobar no corredor de sua residência... A forma como esse episódio é descrita pelo autor transpira ironia gelada deixando espaço à interpretação pessoal dos leitores sobre possível conexão entre mal -estar sentido pela esposa com visita surpresa do amigo. É natural que tomemos partido de Bentinho já que este possui voz na história; não temos ideia de alguma motivação ou perspectivas ligadas aos personagens secundários citados (Capitu, Ezequiel ou Sancha). Não podemos esperar surpresas brechas informativas também!

Ao longo dos anos, a mente de Bentinho foi envenenada por alguém que não possuía boas intenções - um indivíduo chamado José Dias. Este rapaz ciumento teve sua vida e o protagonista Capitu infernizado pelo manipulador, responsável por semear discórdia no coração do herói nem tão renomado assim.

Eu o chamo de herói porque, ao contrário dos reis romanos mencionados no início do livro - aqueles que eram conhecidos como assassinos de suas esposas -, ele apenas invejou sua esposa e filho para a Europa antes de morrer sozinho. Pelo menos Bento Santiago foi diferente de Vilela (do conto A Cartomante), que assassinou sua esposa e melhor amigo enquanto Camilo mantinha um caso com ela.

Frequentemente, a obra literária de Machado de Assis aborda conflitos amorosos complexos, atitudes adúlteras e mortes. Também são retratados sentimentos egocêntricos e o desejo de isolamento social...Possivelmente porque esses temas refletem experiências que muitas pessoas enfrentam diariamente. É identificar em cada um de nós personagens como Bentinho, Brás Cubas e Quincas Borba pois somos seres humanos com vivências semelhantes profundas descritas na obra possível do autor brasileiro renomado..

Esse é exatamente o cerne de Dom Casmurro. Uma emoção humana que o corrompeu profundamente.

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