“Diário de Amélia”, livro fruto da Aldeia Literária, pretende ser um farol para adolescentes que cresceram em ambientes tóxicos

Foto: Comtato / Acervo Pessoal / Divulgação

A personagem-título de “O Diário de Amélia” (109 pág), mais recente livro da escritora e empreendedora paulista Camila Veloso, compartilha com outras jovens da mesma idade os dramas dessa fase da vida, como a escolha profissional, interesses amorosos e questões familiares. Antenada com o linguajar, as práticas e dilemas dos adolescentes dessa nova geração, a autora apresenta uma obra que funciona também como guia prático para problemas do mundo adulto e rota de fuga de ambientes tóxicos. 


A obra é fruto da Aldeia Literária, negócio idealizado pela autora, que fomenta a formação de uma nova geração de escritores, utilizando a Cohort Learning Method, uma metodologia a base de mentorias e jornadas coletivas de aprendizado. Os encontros online oferecem acompanhamento do processo criativo e conversas com especialistas na área literária. Já passaram pelo processo cerca de 400 pessoas de novembro de 2023 até agora. 



Por dentro do “Diário de Amélia”


Amélia é uma garota recém saída da adolescência que divide o dia a dia com amigos do cursinho pré-vestibular. O livro inicia com o relato da jovem sobre um crush, uma paixonite, por um dos rapazes desse grupo. Há, no entanto, uma série de barreiras que impedem o sonho de virar realidade. Entre elas a amiga da protagonista, que está de olho no mesmo carinha, as diferenças sociais entre ambos, Amélia é da classe média baixa, o rapaz é riquíssimo, e ainda, a prática religiosa dos pais de moça que a proíbe de namorar alguém de fora da comunidade a que pertencem. 


Movida pelo desejo juvenil de dar passos para fora dessa redoma em que era mantida, a protagonista coloca-se em uma série de situações às quais não tinha sido preparada para lidar e pouco a pouco vai descobrir, com auxílio de amigos que faz nessa jornada, como enfrentar os problemas do mundo real. “É por isso que a personagem principal ouve sobre como tomar vacina de HPV no SUS, como abrir um MEI, e como sair de casa através das universidades públicas”, explica a autora. 


Camila confessa que há muito da própria experiência no livro. “Nasci num lar ultraconservador e sendo artista e mulher sempre recebi uma dose extra de repressão, portanto era um instinto natural me rebelar, e trouxe muito disso para a minha arte”, revela. A escrita começou cedo, aos 11 anos, e com o intuito de transformar as dores do mundo exterior em prosa e poesia. “Escrever me dava privacidade porque as pessoas tinham preguiça de ler (descobri isso cedo) e eu podia colocar no papel o que quisesse”.


Antes de “O Diário de Amélia”, Camila publicou “Traumas de uma Grande Gostosa”, “Cartas ao Sol” e “Encontrei um Pote com Tempo Dentro”.  Todos voltados para o público juvenil,  publicados de forma independente e disponíveis para compra online no site Amazon. A obra mais recente conta com avaliações positivas e comentários elogiosos na loja virtual.  Um dos leitores escreveu: “Nesse mundo doido que vivemos, conhecer realidades que podem estar tão próximas da gente nos permite entender que precisamos estar prontos a nos ajudar”, e completa: “Esse livro nos ajuda a ter empatia, mas pode ser um refúgio e um pequeno guia para que as pessoas consigam ver uma luz numa situação difícil”. 


A autora conta que a obra demorou dois anos para ser finalizada pois era preciso encontrar o tom certo para o livro e ao mesmo cuidar dos próprios traumas relacionados às experiências vivenciadas numa educação extremamente rígida. Ainda assim, assume que escreveu uma história divertida, apesar do tema pesado. “Não queria que o livro fosse sobre ódio, mas sobre acolhimento”. 


Trecho da obra “O Diário de Amélia”: 


“Olho a rua, e todas aquelas pessoas andando, e vivendo seu próprio caos, e talvez a vida de todo mundo seja assim. Ou a de mais alguém, pois, se tenho o apoio de tantas mulheres, se todas elas estavam com as armaduras prontas quando precisei de ajuda, é porque não sou a única.”


Adquira o novo livro de Camila Veloso pelo site da Amazon:

“O Diário de Amélia”

Rodrigo Cabral lança “refinaria”, livro que constrói geografia íntima a partir das transformações das paisagens do Rio de Janeiro



“As imagens de Rodrigo não têm obrigação com nitidez, pois são elas, também, banhadas pelo líquido que as leva à vista. Vista essa que, marejada, antecede o processo de criação: o autor as vê banhadas e as conduz a um novo destino ondulado.” 

Trecho do prefácio da escritora Júlia Vita 


“Refinaria” (120 págs.), estreia literária do jornalista e editor fluminense Rodrigo Cabral (@rodrigocabral000), é composto por poemas que tentam apreender o processo de transformação da paisagem geográfica da Região dos Lagos (RJ) e da própria memória. Lançada durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2024, a obra, publicada pela Sophia Editora (@sophiaeditora), conta com ilustrações do artista visual Rapha Ferreira.  A orelha foi assinada pelo escritor Thiago Freitas e o prefácio é da autoria da editora e escritora Júlia Vita, que também trabalhou na edição do livro.

Na obra, a poesia é utilizada como ferramenta para explorar cenários em constante mutação, retratando, a partir de uma linguagem poética original, a relação do autor com o espaço onde cresceu, no estado do Rio de Janeiro: Cabo Frio, uma das cidades banhadas pela Laguna de Araruama, a maior do mundo em hipersalinidade permanente. 

“Ouvi o que esses cenários diziam sobre minhas memórias, sempre borradas e fragmentadas”, comenta. “Refinaria” se trata dos processos contínuos de transformação e refino, tanto no território como na própria vida e no ato de escrever.  Segundo o autor, no poema isso se transforma em outro espaço, em outro tempo. E o texto é reescrito de acordo com as percepções de quem lê. Ele reflete: “O que me moveu, primeiro, foi me reconhecer como um poeta da restinga. Ou um poeta da orla, como escreve a Júlia Vita no prefácio.”

A figueira centenária da rua da infância de Rodrigo Cabral,, por exemplo, torna-se inspiração porque é um dos poucos elementos que permanecem em meio ao que se transforma. Os poemas se movem entre temas como a relação do autor com o pai, a paisagem local e as dinâmicas internas da memória. "O livro também trata da própria escrita, ao texto constantemente revisto, refeito e relido, em um processo contínuo de busca por significado", revela o escritor.

A tentativa de apreender o que está lá fora é um dos cernes da obra, mas isso não significa tentar captar a realidade exatamente como ela é. A proposta de Rodrigo é ir muito além disso. Sua intenção não é buscar compreender, tampouco simplesmente  decifrar, mas, sim, contemplar os processos de transformação de um território, de um indivíduo, de uma escrita. “Quero analisar com a ponta dos dedos aquilo que não evapora, aquilo que permanece”, reflete.

Os versos do livro equilibram a linguagem regional com uma universalidade poética, permitindo que os leitores encontrem pontos de conexão tanto com o cenário local quanto com as emoções e vivências humanas. Além disso, a obra faz referência à formação geológica da camada pré-sal e traça paralelos com a história da cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, cidade natal do autor.


Rodrigo Cabral registra a refinaria

Rodrigo Cabral, 34 anos, nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e cresceu em Cabo Frio (RJ), onde fundou a Sophia Editora. Sua escrita é fortemente influenciada pelas paisagens da Região dos Lagos e pelas memórias de infância, temas centrais de sua obra poética.

Em 2024, Rodrigo foi segundo colocado no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria Contos e finalista na categoria Poesia. No ano anterior, conquistou o terceiro lugar no Festival de Poesia de Lisboa e, em 2022, foi também finalista do Prêmio Off Flip na categoria Poesia. Como editor, tem se dedicado a preservar e divulgar a história, a memória e o patrimônio cultural da região. “Refinaria” é seu primeiro livro publicado.

Sua principal referência para a escrita de sua obra de estreia foi  “Água-mãe”, livro do escritor paraibano José Lins do Rego, o primeiro romance do autor a ser ambientado fora da região Nordeste. “O escritor narra as paisagens daquela Cabo Frio com imagens arrebatadora, que envolvem as casuarinas, a figueira, a fantasmagórica casa azul, as barcaças de sal deslizando pela água e a Lagoa de Araruama, muitas vezes referenciada apenas como Araruama, espécie de entidade”, enumera. 

Além dele, destacam-se Olga Savary e Victorino Carriço, autores das duas epígrafes presentes no livro, e influência indireta de leituras de autores como Roberto Piva, Claudio Willer, Lawrence Ferlinghetti, Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Marcelino Freire, Ricardo Aleixo, Ana Martins Marques, Ferreira Gullar e Carlos Drummond de Andrade. 

Perguntado sobre projetos futuros, Rodrigo disse que pretende continuar a atividade de refinaria que deu origem à sua primeira publicação: “ Meu desejo é escrever.”



Confira um trecho do livro:


a pulsação d’água 

contrai e expande 

o que a palavra refina

nos batimentos 

das remingtons 

debulhando botões

verdejando espasmos

na restinga das paráfrases

dos átrios e ventrículos 

para os vasos de alta salinidade 

onde ovos chocam

onde vogais e camarões 

ruborizam

onde aspas rebentam

no íntimo dos glóbulos 

n’aorta das sílabas 

enquanto o hífen-cateter 

da célula-mater

mantém o ritmo da criação

em gênese: arritmia” 


Adquira "refinaria" no site da Sophia Editora:

https://www.sophiaeditora.com.br/refinaria-de-rodrigo-cabral

Resenha: MST: A construção do comum, de Susana Bleil


APRESENTAÇÃO

Publicada originalmente em francês sob o título “Vie et luttes des Sans Terre au sud du Brésil”, a obra é o resultado da imersão que autora por quatro anos no assentamento Santa Maria (Copavi), em Paranacity, no noroeste do Paraná, fundado em 1993.Além de registrar a história de uma das mais bem sucedidas experiências do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Bleil usa a sociologia para analisar a complexidade e os desafios de convivência, produção e resistência na luta pela reforma agrária no Brasil. Com seu trabalho etnográfico a autora revela em detalhes o funcionamento da cooperativa e como são tomadas as decisões políticas e as dificuldades da construção coletiva.Trata-se de leitura fundamental para todas as pessoas que pretendem compreender melhor a história do MST e os valores que o presidem.

RESENHA

A obra "A Construção do Comum", da socióloga Susana Bleil, oferece uma análise profunda e intimista do assentamento Santa Maria, parte do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), localizado em Paranacity, Paraná. Publicada originalmente em francês, esta obra se destaca por seu enfoque etnográfico, resultado de anos de pesquisa e imersão no cotidiano da cooperativa, estabelecida em 1993. Bleil não apenas documenta a história da Copavi, mas também investiga os dilemas enfrentados por seus membros na busca pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A autora começa descrevendo a natureza da comunidade, que antes era composta por laços de sangue e casamento, mas que, ao longo do tempo, se transforma. Ela argumenta que, apesar do desaparecimento da comunidade tradicional, a necessidade de recriar um espaço de convivência onde a cooperação e a solidariedade prevaleçam se faz cada vez mais urgente. A proposta central do livro se estrutura em torno da busca por um "comum" – um espaço onde as experiências compartilhadas e as relações humanas possam florescer e construir significados coletivos.

"A Construção do Comum", de Susana Bleil, não é apenas um relato sobre um assentamento rural, mas um convite à reflexão sobre a complexidade das relações humanas em um mundo que tende a fragmentar laços e a promover a individualidade em detrimento da coletividade. A partir da sua análise etnográfica, somos confrontados com a ideia de que o 'comum' é uma construção contínua, que requer esforço, cuidado e compromisso.

A obra ressalta que, ao contrário da visão simplificada de comunidades como meros aglomerados de indivíduos, as comunidades são organismos vivos, pulsantes, onde cada interação tem o potencial de reafirmar ou desmantelar laços de solidariedade. O assentamento Santa Maria mostra que a busca por uma vida coletiva não só é uma necessidade, mas um ato político vital em um cenário global que valoriza cada vez mais a concorrência e a exclusão. O desafio de transformar experiências pessoais em significados coletivos é um reflexo fiel das tensões enfrentadas por aqueles que buscam não apenas a sobrevivência, mas também uma vida digna.

Outro aspecto potente do trabalho de Bleil é a ideia de "família política". Nesse sentido, o assentamento Santa Maria se torna um microcosmo das lutas sociais mais amplas, onde a política se entrelaça com a vida cotidiana e as emoções. A solidariedade não é apenas uma estratégia de resistência, mas uma forma de afetividade que permeia todas as interações. Essa interconexão entre a política e a vida afetiva revela um aspecto crucial das lutas sociais: que as mudanças estruturais não podem ser efetivas sem uma base relacional sólida que una os militantes em torno de uma causa comum. A política, portanto, se transforma em um campo de batalha onde as experiências pessoais se tornam relevantes, e os vínculos formados no seio da comunidade se tornam a verdadeira força motriz de transformação.

Além disso, o livro nos força a reconsiderar o significado de ‘comunidade’ em um tempo de crescente desumanização e desassociação. A transformação narrativa de laços de sangue para laços de solidariedade nos lembra que, em uma sociedade que muitas vezes segmenta e aliena, é na criação de novos vínculos que reside a chave para um futuro mais equitativo. A obra de Bleil se posiciona como uma crítica contundente à desumanização que permeia muitos âmbitos da vida contemporânea, ao mesmo tempo que propõe uma alternativa: a construção de espaços coletivos que valorize a empatia, a compreensão e o apoio mútuo.

Os relatos dos sócios da Copavi revelam a complexidade da vida em comunidade. A obra questiona se os militantes têm espaço para expressar suas discordâncias e como as crises são geridas coletivamente. Nesse contexto, cada experiência pessoal é situada na trama maior da luta pela reforma agrária, destacando valores como fraternidade, inclusão e solidariedade. Bleil não hesita em mostrar os desafios e as tensões que surgem nesse ambiente, enfatizando que a sobrevivência do grupo depende da consciência coletiva de pertença e da confiança mútua entre seus membros.

A narrativa etnográfica de Bleil é enriquecida por seus encontros com os militantes, cujas histórias pessoais e visões de mundo acrescentam profundidade ao entendimento dos processos de construção da comunidade. Momentos de troca e riso, bem como as disputas e tensões, são analisados com rigor e sensibilidade, tornando visíveis as nuances da vida cotidiana no assentamento. Essa abordagem ajuda a moldar a ideia de que a construção do "nós" no coletivo é um trabalho contínuo, que se alimenta de práticas e rituais que promovem a união e o compromisso dos membros.

Bleil também evoca a ideia de uma "família política", onde os laços de solidariedade extrapolam o espaço familiar e se transformam em uma rede de apoio e luta common. O compromisso dos militantes com a causa do MST se entrelaça com suas vidas pessoais, demonstrando que a política e a afetividade não estão desconectadas, mas sim interligadas em múltiplas camadas de significado.

Ao longo da leitura, fica evidente que "A Construção do Comum" é mais do que uma simples crônica da vida em um assentamento: é uma reflexão profunda sobre a necessidade de valores éticos e comunitários numa sociedade que frequentemente ignora a força das relações humanas. A obra fornece uma base fundamental para quem deseja compreender não só a história do MST, mas também os princípios que fundamentam a luta por justiça social e a construção de novos modelos de convivência.

A obra de Susana Bleil é uma contribuição ímpar ao entendimento das dinâmicas sociais e políticas no Brasil contemporâneo, fazendo ecoar a importância do comum em um mundo que cada vez mais se distancia da convivência solidária. Seja para estudantes, militantes, ou qualquer pessoa interessada em questões sociais, "A Construção do Comum" é uma leitura indispensável, capaz de inspirar reflexões sobre a coletividade e a luta por um futuro mais justo.

Ademais, é crucial observar que os desafios enfrentados pela comunidade não são apenas obstáculos, mas oportunidades para crescimento e reconfiguração. A capacidade dos militantes de expressar suas discordâncias e lidar com crises coletivamente revela um dinamismo intrínseco à vida comunitária. Essa ideia de que as tensões não são sinônimos de fracasso, mas partes integrantes de um processo vital, sugere que a solidariedade é, na verdade, uma prática que se refina por meio de conflitos construtivos e diálogos honestos.

Em última análise, "A Construção do Comum" é uma obra que se desdobra em múltiplas camadas de significado. Ela nos desafia a pensar sobre o que realmente significa viver em sociedade e convida a uma reflexão profunda sobre a necessidade de encontrarmos nossos 'comuns' em tempos de crescente individualismo. O ensinamento mais importante que podemos extrair dessa obra é que a luta por um espaço coletivo não é apenas uma aspiracional, mas uma urgência. E, mais importante, que essa luta deve ser alimentada por uma percepção ética de comunidade, onde cada indivíduo, com suas particularidades e experiências, é respeitado, ouvido e integrado na construção de um futuro mais justo e solidário.

Resenha: A cabeça da medusa: e outras lendas gregas, de Orígenes Lessa



 APRESENTAÇÃO

A rica mitologia grega, com seus deuses e heróis, é referência até os dias atuais, em várias áreas de estudo. Em A cabeça de Medusa e outras lendas gregas, Orígenes Lessa, baseado na obra do escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne, reconta seis narrativas maravilhosas.Nesta obra estão presentes algumas das mais famosas lendas gregas, como: A cabeça de Medusa, A caixa de Pandora, O toque de ouro, O cântaro milagroso, A quimera e As três maçãs de ouro. A linguagem ágil de Orígenes nos transporta à história da civilização da Grécia Antiga e à origem de mitos importantes e significativos presentes até hoje na cultura ocidental.O livro conta com as belíssimas ilustrações de Cláudia Scatamacchia. É leve, divertido e atual como todo clássico. Um livro para ser lido com a imaginação.

RESENHA

"A Cabeça da Medusa: E Outras Lendas Gregas" é uma antologia de histórias da mitologia grega adaptadas por Orígenes Lessa. Este fascinante compêndio nos oferece a oportunidade de mergulhar no rico universo das lendas, resgatando personagens icônicos como Perseu, Dânae e a temível Medusa, enquanto ficamos imersos em narrativas que abordam temas como coragem, traição e a busca pelo heroísmo.

A narrativa central, que dá nome ao livro, gira em torno de Perseu, um herói cuja vida é marcada por uma profecia que prevê a morte de seu avô, o rei Acrísio. O temor das consequências dessa profecia leva Acrísio a tomar uma decisão drástica — colocar Dânae e Perseu em um barco e abandoná-los ao mar. Essa abertura já estabelece um ambiente de tensão que ronda a história, refletindo o contraste entre as intenções humanas e o desígnio dos deuses.

À medida que crescem os desafios que Perseu enfrenta, o leitor é apresentado a uma rica tapeçaria de elementos mitológicos. A fúria de Medusa, uma das górgonas, simboliza tanto um desafio a ser superado quanto a luta interna do herói contra suas próprias limitações e medos. Lessa retrata Perseu como um jovem audacioso, mas também vulnerável, cativando os leitores com sua determinação em atender ao pedido traiçoeiro do rei Polidecto. A astúcia do vilão e a complexidade dos laços familiares são bem exploradas, conferindo profundidade ao enredo.

A prosa de Lessa é envolvente; sua narrativa é rica em descrições vívidas e diálogos que capturam a essência das interações humanas e divinas. Lessa não apenas reconta as lendas, mas também as recontextualiza, permitindo que novos leitores e aqueles familiarizados com a mitologia grega apreciem a experiência. Os trechos relacionados ao encontro de Perseu com Mercúrio, por exemplo, são particularmente mais intesos, pois destacam a importância da ajuda e da sabedoria adquirida através da experiência, elementos que ecoam profundamente na condição humana. Além disso, a obra ressalta temas universais, como a luta entre o bem e o mal, lealdade, e a inevitabilidade do destino, o que a torna não apenas um repositório de histórias antigas, mas uma fonte de reflexão sobre a natureza humana.

As adaptações de Lessa são acessíveis para leitores de todas as idades, tornando este livro uma excelente introdução à mitologia grega para jovens e adultos igualmente. Sua habilidade em contar histórias se combina perfeitamente com a herança cultural que as mitologias oferecem, celebrando-as de forma dinâmica e envolvente.

Em suma, "A Cabeça da Medusa: E Outras Lendas Gregas" é uma obra que não só narra aventuras e desafios épicos, mas que também nos convida a refletir sobre nossas propias histórias, medos e desejos. A leitura é uma viagem através do tempo que confronta as questões eternas da vida, fazendo deste livro uma verdadeira joia da literatura infanto-juvenil e um excelente recurso para aqueles que desejam explorar as raízes da mitologia grega de uma maneira acessível e cativante.

Resenha: O negro no Brasil hoje, de Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes

APRESENTAÇÃO

Para entender “nossa” história e “nossa” identidade é preciso começar pelo estudo de todas as suas matrizes culturais. Neste livro muito bem ilustrado, os autores tentam contar um pouco da história esquecida dos povos africanos que ajudaram a construir o país em que vivemos, um país que pertence a todos os brasileiros sem nenhuma distinção.

RESENHA

A obra "Negro no Brasil de Hoje", escrita por Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, é um marco na literatura brasileira que investiga a identidade negra no contexto contemporâneo, compilando reflexões profundas sobre a história, cultura e desafios enfrentados pela população negra no Brasil. Munanga e Gomes não apenas respondem a questões cruciais sobre quem somos como povo, mas também nos levam a compreender a riqueza e a complexidade da formação da identidade brasileira, que é um verdadeiro mosaico cultural.

Aprender e conhecer sobre o Brasil e sobre o povo brasileiro é aprender a conhecer a história e a cultura de vários povos que aqui se encontraram e contribuíram com suas bagagens e memórias na construção deste país e na produção da identidade brasileira. Essa história, na versão de alguns, teve início com os aventureiros e navegadores portugueses que chegaram a uma terra da qual se consideraram descobridores. Embora essa terra já estivesse ocupada e tivesse seus donos, os portugueses anunciaram o seu descobrimento e dela tomaram posse, estendendo para além da Europa seus domínios.

O livro parte de uma análise histórica para desconstruir mitos recorrentes, como a visão de uma passividade dos africanos durante o período da escravidão. Os autores demonstram com contundência que, ao contrário do que muitos ainda pensam, os negros nas terras brasileiras lutaram e resistiram ativamente contra a opressão, participando de revoltas e movimentos que raramente são mencionados nos livros didáticos. Essa perspectiva é essencial para reverter narrativas que perpetuam estigmas e preconceitos, reforçando a importância de um reconhecimento histórico mais justo e equilibrado.

O livro se desdobra ao desvencilhar, de forma minuciosa e precisa, aspectos da história do negro na criação do Brasil atual. Ele aborda tópicos como o encontro de culturas devido à miscigenação dos povos originários em terras brasileiras, a origem e a contribuição dos negros, o histórico da escravidão de mão de obra cativa, descrições do regime escravista, um panorama geral sobre os quilombos, a Revolta dos Malês, a Revolta da Chibata, a redemocratização, e a copeira como uma expressão de arte. Também explora o surgimento e o desenvolvimento da cultura negra, além de fornecer descrições sobre termos como etnia, racismo, etnocentrismo e preconceito racial. Por fim, inclui uma série de citações de homens e mulheres negros que contribuíram para a formação do Brasil como o conhecemos atualmente.

Além disso, Munanga e Gomes exploram a imensidão das contribuições culturais dos negros ao Brasil, defendendo que a musicalidade, a religiosidade e as diversas manifestações artísticas são, sem dúvida, a espinha dorsal da cultura brasileira. A resistência política e cultural do povo negro, capaz de transformar trajetórias e diálogos sociais ao longo da história, é um dos pontos altos da obra. Os capítulos sobre a produção cultural negra e a religiosidade afro-brasileira são especialmente iluminadores, revelando a riqueza das tradições e a beleza dessa cultura que, muitas vezes, é deixada à margem das narrativas dominantes.

Os autores também abordam questões atuais, como o racismo estrutural que ainda permeia a sociedade brasileira, fornecendo dados e reflexões que nos instigam a pensar criticamente sobre o nosso papel na construção de um Brasil mais igualitário. A análise das políticas de ação afirmativa e a pertinência de discussões sobre raça mostram a urgência em se reconhecer as desigualdades persistentes e os direitos dos negros no Brasil.

Uma passagem marcante da obra - das diversas existentes - é o estudo e apresentação do contexto de revolta coletiva em relação a repulsa em desfavor da escravidão no Brasil. O que ocasionou em um movimento de luta do povo negro, tornando possível a criação de quilombos, redes de apoio, insurreições, guerrilhas, insurreições urbanas. Essa crescente onda de resistência ocasionou em diversas revoltas e batalhas, como: A revolta dos Alfaiates (1798); Cabanagem (1835-1840); Sabinada (1837-1838) e a Balaiada (1838-1841).

E uma citação marcante e atemporal:

No contexto de organização do movimento negro brasileiro não podemos nos esquecer do importante papel assumido pelas mulheres negras e suas organizações. Apesar das transformações nas condições de vida e papel das mulheres em todo o mundo, em especial a partir dos anos de 1960, a mulher negra continua vivendo uma situação marcada pela dupla discriminação: ser mulher em uma sociedade machista e ser negra numa sociedade racista.

Negro no Brasil de Hoje é um livro imprescindível não apenas para aqueles que buscam compreender a identidade negra, mas para todos que desejam aprofundar-se nas discussões sobre diversidade, resistência e os desafios sociais que ainda permeiam nossas vidas. A obra é uma leitura reveladora, apaixonada e necessária para quem deseja entender as complexas teias que constituem a sociedade brasileira contemporânea.

Por tudo isso, recomendo veementemente a leitura desta obra. Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes nos presenteiam com um estudo enriquecedor que não só educa, mas também promove a reflexão crítica sobre a identidade e a condição do negro no Brasil de hoje.

Você pode adquirir o livro na Amazon ou site Oficial da Global Editora.

Como escrever um Dark Romance

Foto: Alibaba / Google Images


Dark romance é o gênero de romance mais lido na plataforma da Amazon, nos afiliados do Amazon Kindle KDP (Kindle Direct Publishing) e se tornou uma febre mundial, alcançando mais de dois bilhões de leitores digitais ao redor do globo. Muitos autores da plataforma se consagraram escrevendo sobre o gênero, entre os autores mais populares podemos citar: Ellie Morgan, Vitor Zindacta, Luciane Rangel, J. T. Geissinger, Jéssica Oliveira, dentre outros. Acredita-se que a obra mãe do gênero seja o livro cinquenta tons de cinza, da autora americana E.L. James, que abriu as portas para diversas e milhares de publicações dentro do gênero.

Diferente do romance romântico, o Dark Romance configura-se como sendo uma opção válida para leitores de livros baseados em máfia, magnatas, milionários ou bilionários. O gênero nada mais é do que um enredo que trabalha temas sensíveis, como uso de drogas, abuso de autoridade, crimes, máfia, lavagem de dinheiro, dentre outros tópicos, o que faz com que seus personagens, sejam, na maioria das vezes, um antagonista da própria narrativa, com uma personalidade questionável.

Para se escrever um romance Dark Romance, sobretudo, para alcançar leitores na plataforma Amazon é necessário seguir algumas regras básicas, sendo algumas delas:

1. Os livros devem ser extensos: Os autores da plataforma ganham por página lida, e o valor é ínfimo se levarmos em consideração todo processo criativo envolvido no livro, desta forma, um livro extenso angaria mais a atenção do público, que, de certa forma, cria um relacionamento com o personagem através de enredos repleto de intricados. Um livro com muitas páginas (com histórias válidas, por favor), são os que conquistam uma maior rentabilidade na plataforma. Para se ter noção, a média básica de páginas de um Dark romance gira em torno de 250 páginas para cima, alcançando até mesmo 700 páginas. Um número, que, se publicado em um livro físico, custaria acima de R$100 facilmente pelo custo de produção, mas se seu foco é apenas o livro digital, essa é uma dica valiosa.

2. Os personagens precisam despertar empatia: Complicado. Não é fácil fazer o leitor se sentir atraído por um personagem envolvido em máfia, drogas e lavagem de dinheiro. Uma alternativa muito usada pelos autores é recorrer ao passado do personagem, o que fazem entender suas reais motivações.

3. A capa deve ser fiel ao conteúdo da obra, e cativante: Se seu livro retrata um caso de depressão e tristeza, não inclua na capa personagens com ternos, ambientações caras e etc, isso é considerado 'capa fake', quando a capa não reflete o conteúdo do e-book. Uma capa bem feita com um conteúdo contrário pode causar uma péssima impressão nos leitores, ocasionando em péssimas avaliações, o que reduz o alcance do seu livro na plataforma.

4. A revisão é alma do negócio: As pessoas se atentam - e muito - à legibilidade do texto. Um livro com texto redigido de qualquer forma ou com pouco foco com uma gramática ruim ocasiona em uma experiência péssima do leitor. Adivinha? Péssimas avaliações.

5. Diagramação é o foco: Um livro diagramado nada mais é do que um livro organizado com elaborações para prender o foco e atenção do leitor. Ela serve para manter o texto dentro dos parâmetros legíveis, com títulos e separadores diferentes dos usados habituais. Exemplo, em livros de Dark romance, usa-se, habitualmente, coroas, ou naipes de cartas de baralhos para separar conteúdos.

Como escrever um Dark romance usando o chat gpt?

Não é apropriado, embora uma pesquisa tenha levantado que 81 dos 100 livros mais vendidos na plataforma tenham passado pelo chat GPT. O uso de chat gpt em seu livro pode ocasionar em uma série de complicações jurídicas, sobretudo, pelo uso de outras obras por parte da ferramenta, ocasionando em pontos da narrativa idênticos à obras já existentes, incorrendo assim, em um processo de direitos autorais pelo detentor daquele trecho em específico.

Mas, se você usar com foco e souber reescrever o livro com suas palavras, é uma ótima jogada. Como proceder? O Chat gpt usa uma linguagem livre de palavrões ou conteúdo sexual, desta forma, faz-se necessário usar o poder da sugestão.

Para criar um comando prático que gere uma cena de um encontro sexual, o autor pode, em poucas palavras, usar termos como "sensual", algo como: "Gere um encontro sensual entre o personagem Caio e Isadora, eles devem se beijar ardentemente, deixar suas roupas caírem e se amar até o amanhecer". O resultado seria algo próximo de:

Caio e Isadora estavam sozinhos em um ambiente intimista, a luz fraca das velas criando sombras dançantes nas paredes. O cheiro suave do perfume de Isadora misturava-se com o aroma do vinho que haviam degustado. O ar estava carregado de uma tensão palpável, cada olhar e cada toque ampliando a conexão entre eles.

Caio se aproximou lentamente, seu coração acelerado em antecipação. Ele olhou profundamente nos olhos de Isadora, buscando permissão. Com um gesto suave, ela acariciou o rosto dele, e isso foi o suficiente para que ele a puxasse para mais perto. Seus lábios se encontraram, inicialmente de forma suave, como um sussurro, mas logo a intensidade aumentou. O beijo tornou-se ardente, como se todo o desejo contido finalmente encontrasse uma saída.

A cada toque, cada movimento, as barreiras entre eles começaram a se desfazer. Sem pensar, Caio deslizou as mãos pelas costas de Isadora, sentindo a maciez de sua pele sob seus dedos. Ela apenas sorriu entre os beijos, deixando-se levar pela paixão que os envolvia.

As roupas começaram a cair, um pedaço de cada vez. As camisas foram deixadas de lado, seguidas por calças esaiba. Um misto de ansiedade e antecipação tomou conta do ambiente. Quando finalmente estavam completamente despidos, a vulnerabilidade se transformou em uma nova forma de conexão.

O quarto se iluminou com a luz suave da manhã, mas eles estavam tão absortos um no outro que o mundo exterior parecia distante. Entre sussurros e risadas, exploraram cada centímetro do corpo um do outro, celebrando a união de suas almas. O ritmo dos seus corpos se sinfpu numa dança harmoniosa, enquanto se entregavam completamente àqueles momentos de intimidade.

E assim, naquela madrugada, perderam a noção do tempo, deixando-se levar pela intensidade do momento, até que o sol finalmente raiou, trazendo consigo um novo dia, mas deixando em seus corações uma lembrança inesquecível da noite que compartilharam.

A partir deste ponto, o autor pode reler o texto e acrescentar com as próprias palavras as cenas que tanto deseja, adaptando o texto à sua necessidade. Para que ele gere um enredo cativante para você ter ideia do panorama que a história seguir, experimente o comando:

Gere o sumário, resumo dos capítulos e a sinopse de um livro fictício de Dark romance. O gênero nada mais que um gênero literário que retrata relacionamentos conturbados, protagonistas duvidosos e cenas gráficas.

O resultado seria algo parecido com isso:

Em uma cidade onde a luz raramente brilha, duas almas perdidas se encontram em meio ao caos de suas vidas conturbadas. Aurora, uma artista talentosa com um passado sombrio, luta para dar sentido a sua existência entre traumas e suas criações sombrias. Ela se depara com Alex, um charmoso e enigmático empresário que guarda segredos obscuros. Quando a atração entre eles se transforma em uma obsessão palpável, ambos são arrastados para um ciclo de amor e destruição, onde seus demônios interiores revelam a verdadeira natureza de seus corações. Entre jogos psicológicos, paixão avassaladora e dilemas morais, Aurora e Alex descobrirão que a linha entre amor e dor é mais tênue do que imaginavam.

Aprovado o resumo da história, solicite ao chat que escreva um capítulo por vez, esta é a melhor forma de você ler, reler e adaptar para o próximo capítulo. Se você pedir a ele que escreva e gere todo o livro de uma única vez, ele irá finalizar o livro, em, no máximo, dez capítulos e com poucos detalhes ou quase vagos, e claro, sem a menor emoção.

O primeiro capítulo gerado seria algo como:

Capítulo 1: A Luz no Caos

A cidade era um labirinto de sombras. As ruas de paralelepípedos, encharcadas pela chuva incessante, refletiam as luzes frias dos postes, criando padrões distorcidos que pareciam dançar de acordo com a sinfonia do vento. Aurora caminhava por ali, suas botas de couro já desgastadas ecoando em meio ao som de gotas que caíam sobre o solo molhado. O céu estava cinza, como se o mundo fosse um quadro em tons de carvão, sem espaço para a cor ou a luz.

Desde o pequeno estúdio que alugara em um beco esquecido, ela passava horas a fio criando. Cada pincelada que arrastava sobre a tela era uma tentativa de dar vida ao que ansiava por liberdade. Aurora era uma artista, mas suas criações mais profundas frequentemente refletiam os pesadelos que a assombravam. Era como se a escuridão que a envolvia estivesse presa em cada figura distorcida, cada rosto sem expressões, cada sombra que se projetava em suas obras. 

Em sua mente, ela revivia os momentos que marcaram sua trajetória. As lembranças feriam como garras afiadas, arrastando-a para os recantos sombrios de sua existência. O passado ainda a perseguia, a cada esquina na cidade, a cada sombra que se movia. As vozes de seus traumas sussurravam em seus ouvidos, lembrando-a de como seres humanos podiam ser cruéis, de como a confiança podia se transformar em facas.

Aurora suspirou, seu olhar foi atraído por uma vitrine empoeirada de uma loja de antiguidades que, em algum momento glorioso, deve ter brilhado intensamente. O salão guardava tesouros esquecidos – espelhos amarrotados, relógios parados e quadros cobertos por uma camada de poeira. O lugar era fascinante e repulsivo, assim como sua própria alma.

Sem notar, ela entrou na loja. O tilintar da campainha sobre a porta ecoou enquanto ela atravessava o espaço. Dentro, a luz era mais amarelada, um pouco mais acolhedora, mas ainda assim envolta em uma penumbra que parecia absorver todo o sorriso que a cidade poderia oferecer. Aurora parou em frente a um quadro coberto com uma lona amarelada. Seus dedos se estenderam, a curiosidade superando o medo.

— Não toque! — uma voz profunda a interrompeu.

Ela se virou de forma brusca, encontrando os olhos de um homem que parecia ter saído de um filme de noir. Ele era charmoso, com um ar tão enigmático que lhe conferia um magnetismo quase palpável. O cabelo escuro e desgrenhado caía sobre a testa de maneira descuidada, enquanto seu terno sob medida parecia feito para o mundo das aparências e dos segredos. Alex.

— Desculpe, não sabia que era tão sensível — ela disse, tentando disfarçar a inquietação.

— Não se trata de sensibilidade. É uma questão de valor. O que está oculto sob aquela lona carrega uma história que poucos podem compreender — respondeu ele, com um pequeno sorriso arrogante nos lábios. — Às vezes, o que está escondido é mais atraente do que a luz que brilha.

Aurora franziu a testa. Era um jogo que conhecia muito bem: a dança do perigo e do desejo. Peter, seu ex, costumava ser assim. Sempre atraente, sempre uma armadilha a espreitar. Mas havia algo em Alex que a intrigava e a aterrorizava simultaneamente.

Os dois ficaram em silêncio por um momento, a eletricidade no ar quase palpável. Aurora sentiu o coração acelerar em seu peito enquanto Alex a observava com uma intensidade que a fez hesitar. Também, naquele momento, em meio a todo o caos daquela cidade perdida, talvez ela tivesse encontrado uma centelha de luz.

— O que revela o oculto não é a luz, mas a escuridão — ele continuou, como se pudesse ler seus pensamentos. — E é na sombra que podemos realmente nos descobrir.

Aurora não sabia se estava pronta para isso. Tal como suas obras, suas emoções eram um labirinto de formas caóticas. Mas algo naquela troca de pensamentos a fez lembrar: mesmo os demônios eram parte de si mesma.

— Talvez a luz e a escuridão sejam apenas dois lados da mesma moeda — disse ela finalmente, erguendo o queixo. — E talvez eu esteja aqui para encontrar aquele equilíbrio.

Alex sorriu, um sorriso cheio de promessas e enigmas. Um momento, então, se transformou em uma eternidade. As sombras começaram a sussurrar ao redor deles, unindo duas almas perdidas em um ciclo que poderia ser tanto de redempção quanto de destruição. 

E assim, no coração de uma cidade que raramente brilhava, o encontro entre Aurora e Alex começou a se desenrolar, prenunciando uma dança ardente entre luz e trevas.

Levando em consideração o capítulo gerado, algumas modificações que poderiam ser feitas para aproximar o leitor, poderiam ser:

Clareza do Cenário: Embora o cenário de uma cidade sombria seja interessante, mais detalhes sobre a cidade e seu estado socioeconômico podem ajudar a contextualizar a história. O que faz essa cidade ser assim? Há alguma crise ou que tipo de atmosfera social prevalece?

Conexão com Aurora: Uma breve introdução à vida de Aurora fora de seu estúdio poderia ajudar a criar empatia e entendimento sobre suas motivações.

História de Aurora: Dê uma ideia mais clara sobre o que a levou a ser uma artista e a sua relação com o passado. Um vislumbre mais profundo sobre suas experiências traumáticas ajudaria o leitor a se conectar com ela.

Alex como um Enigma: A descrição de Alex é interessante, mas mais detalhes sobre sua história poderiam enriquecer o personagem. O que o traz a essa loja? Qual é sua verdadeira natureza? Esses elementos poderiam tornar o personagem ainda mais enigmático e atraente.

Naturalidade nos Diálogos: Algumas interações soam um pouco artificiais ou forçadas. Tente tornar os diálogos mais orgânicos, talvez incorporando interrupções naturais ou reações espontâneas que tornem a conversa menos scripted.

Vozeamento: A profundidade das falas de Alex pode ser revisada para também não parecer excessivamente filosófica ou dramática, o que pode afastar o leitor.

Sensações e Emoções: Enquanto a descrição do ambiente é rica, a conexão emocional de Aurora com esses elementos pode ser mais forte. Mostrar como o lugar a afeta fisicamente poderia ajudar o leitor a sentir a dor e a beleza que ela vê ao seu redor.

Equilíbrio entre Luz e Escuridão: Embora o tema da luz e escuridão seja atraente, o equilíbrio entre esses elementos pode ser reforçado. Mostrar como Aurora lida com a dualidade que Alex representa pode gerar mais tensão narrativa e prender a atenção do leitor.

Uma dica valiosa para prender a atenção do leitor e deixar o texto mais natural pode ser a substituição de frases não usuais por trechos impactantes.

Ao invés de escrever algo como: A cidade era um labirinto de sombras. As ruas de paralelepípedos, encharcadas pela chuva incessante, refletiam as luzes frias dos postes, criando padrões distorcidos que pareciam dançar de acordo com a sinfonia do vento. Aurora caminhava por ali, suas botas de couro já desgastadas ecoando em meio ao som de gotas que caíam sobre o solo molhado.

Tente algo como: "O som da chuva sobre o chão, despertava as sombras daquela avenida repleta de segredos..."

Ou, seguindo os exemplos da autora best-seller, Colleen Hoover:

"O som do crânio se partindo..."

A autora também citou, certa vez, a importância de começar todos os capítulos com uma frase de impacto, e finaliza-los com um tom de mistério, despertando a vontade no leitor de prosseguir com a leitura do capítulo, e do próximo, e consequentemente do livro todo.

Alguns livros de Dark Romance mais populares na plataforma Amazon:

1. Scarlet Devotions, de Camila Koengkan

2. Judas, de Larissa Abreu

3. Garotos furiosos queimam você, de Red. R

4. Trevo Negro, de Nina Queiroz

5. Subliminar, de Miss Confused

6. Pen Pal, de J. T. Geissinger

7. Raptado pelo mafioso, de Vitor Zindacta

8. Um contrato com o mafioso, de Vitor Zindacta

9. Um acordo com o professor prepotente, de Luciane Rangel

10. A filha secreta do meu chefe, de Luciane Rangel


Considerações

Você pode escrever qualquer livro usando o chat gpt, porém, a melhor ferramenta do autor é a ideia de criação de um bom livro com um enredo impactante. Escreva, revise, refaça, redija, reescreva, observe, anote, acrescente personagens, diálogos, desenvolva características, capriche nas frases de impacto, na finalização dos capítulos de forma inesperada e com uma personagem potente e forte. Não crie jamais uma personagem mocinha, mas sempre dona de si, domada pela insegurança que as trevas e o mundo "sombrio" da narrativa requerem através do 'charme' irresistível de seu par romântico.

Revisar é a chave para fugir do plágio e da mesmice, mantendo o texto sempre intrigante e repleto de reviravoltas com frases de impacto, de efeitos e repletas de possibilidades.

Use estas dicas sabiamente.

Boa escrita, autor!

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