Slider

O sucesso e a psicologia das emoções em Divertida Mente 2

Foto:Pixar

Divertida mente é um filme infantil que explora a vida de Riley, uma garotinha de onze anos que tem que aprender a lidar com os seus sentimentos em meio à pré-adolescência durante a mudança de sua cidade natal, Minnesota, para viver em São Francisco. Dentro da cabeça de Riley vivem suas emoções, alegria, raiva, nojinho, medo e tristeza. Já no segundo filme da franquia, somos apresentados à outros sentimentos: ansiedade, tédio, vergonha, inveja e nostalgia.

Reprodução

Neste novo enredo (divertida mente 2), Riley está enfrentando a puberdade no auge dos seus treze anos e tem sua vida tomada pela ansiedade que aprisiona todos os seus outros sentimentos durante um episódio de 'abandono', quando ela se separa de suas melhores amigas que mudam de escola. A sala de comando de Riley, seu cérebro, não sabe como processar os sentimentos de Riley com a chegada da adolescência e dos novos sentimentos que agora estão tomando a protagonista de súbito. O desafio agora é a participação da alegria que tenta a todo custo manter as rédeas dos sentimentos funcionando perfeitamente, tornando assim, a vida de Riley mais tranquila e feliz.

O filme estreou com uma das maiores bilheterias do mundo em uma pré-estreia para uma animação, superando a marca dos duzentos milhões de dólares ao redor do mundo, uma bilheteria exorbitante que excedeu com sucesso as expectativas de seus idealizadores em relação à arrecadação esperada. E não, não é coincidência, o enredo se baseia na forma como a qual lidamos com nossas emoções durante o processo de amadurecimento da vida e dos sentimentos que podem ou não nos controlar à depender de nossa reação em meio a situação inusitadas, novas e jamais vividas. O enredo que trabalha com foco total na psicologia do comportamento humano transporta o expectador para uma experiência imersiva na evolução de nossa vida no decorrer do tempo, ocasionando assim, em um corte incisivo e profundo no que temos pré-estabelecido de conhecimento acerca de como agimos ou estamos aptos à agir em meio ao cotidiano e com a frustração de nossas vontades. 

O filme também aborda temas importantes como a importância de lidar com nossas emoções de forma saudável e a compreensão de que todos os sentimentos, sejam eles positivos ou negativos, são parte essencial de quem somos. Além disso, ele ressalta a importância da empatia, do apoio dos amigos e da comunicação aberta para enfrentarmos os desafios da vida, o que pode, em parte, explicar o grande sucesso dessa continuação, que, para todos, expressa de forma brilhante a vida e o amadurecimento precoce que enfrentamos no cotidiano.

Assista ao trailer de Divertida Mente 2:

Leia também

disqus, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo